Três presentes que as mães desejam em segredo, mas têm vergonha de dizer

pexels-rdne-stock-project-6518038
[Fotografia: Pexels/Rdne Stock Project]

Entre papel de embrulho e laços e de prendas mais ou menos agradáveis, há, de facto, presentes de Natal que a maioria de mães e pais não se importavam nada de receber, e nem sequer custam dinheiro e corridas de última hora.

Se convive com mães e pais à beira de um ataque de nervos, se calhar pode mesmo oferecer um gesto destes – em vez de ir a correr comprar algo de última hora -, e será seguramente lembrada por muito e bom tempo.

Tempo: Muitos progenitores não dispõem de uma rede de apoio para ajudar com as crianças, criando um sobrepeso que se abate sobre o tempo individual ou a dois, consoante o caso. Ter, num dia possível, duas pequenas horas livres, por exemplo, pode soar a paraíso que, muitas vezes, é apenas usado para dormir, tal o cansaço e a urgência. Por isso, se se oferecer para ficar a cuidar das crianças por umas horas, uma saída à noite dos progenitores ou, em caso de possibilidade, um fim de semana inteiro, fique a saber que será uma lembrança devidamente apreciada.

Sono: A maior parte dos pais, sobretudo os mais recentes, arriscam viver verdadeiras privações de descanso, sonhando desesperadamente por uma noite que não seja interrompida ou uma manhã até mais tarde. Se é certo que uma parte das crianças dorme noites inteiras, outras nem por isso. Portanto, se tiver amigas nestas circunstâncias, pense na possibilidade de se oferecer para lhe ficar com o filho por uma noite. Será um presente inesquecível para ela, e possivelmente para si também. Mas é um presente, não se esqueça! Segundo um estudo britânico recente, os progenitores perdem, em média, cerca de quatro horas e meia de sono por noite até ao primeiro ano do bebé.

Barulho: Os brinquedos das crianças comovem sempre os corações mais frios. Porém, aqueles que têm som e que até arrancam gargalhadas na noite de Natal são os mesmos que, dias depois, levam mães e pais quase às lágrimas de desespero por passarem a ser impossíveis de ouvir, tal o uso repetido. Por isso, se pondera dar brincadeiras com sons muito altos ou desafinados, pense duas vezes. Mães e pais vão agradecer o seu cuidado.