Tristeza pós-coito: o que é e como se explica?

iStock-487666180 (1)
[Fotografia: iStock]

O ato sexual consensual está intimamente ligado à alegria e sensação de bem-estar. Mas há também quem experiencie o contrário e que, após a relação sexual, sinta alguma tristeza, ansiedade, melancolia ou até agressividade. Uma disforia pós-coital, ou seja, uma mudança abrupta de humor e algo inexplicável.

Mas quais as razões que provocam esta sensação, mesmo quando se está perante uma relação íntima consentida? Para lá do choque entre o entusiasmo inicial e o lento regresso à realidade, esta sensação pode ser indicativa de algo não está bem.

A terapeuta sexual e conselheira, Denise Knowles, explica ao jornal britânico The Incdependent que “se a pessoa se sente chateada e não se trata apenas da separação natural após o sexo, tal sentimento deve ser analisado”. “Pode ser indicativo de um problema maior”, avisa a especialista, que avança que “a terapia sexual ou o aconselhamento podem ajudar, podendo ser um problema no relacionamento e não no relacionamento sexual”.

Knowles explica que “não é incomum sentir-se triste depois do sexo e tal não se deve necessariamente a um trauma ou arrependimento, e não precisa de significar que algo de estranho está a acontecer.”

Verdade é que um orgasmo faz-se acompanhar de um pico hormonal que promove o bem-estar, as essas hormonas caem depois progressivamente, podendo seguir-se-lhe uma sensação de tristeza.