Truques para maquilhar sem parecer mais velha

maquilhagem
[Fotografia: iStock]

As questões sobre como utilizar maquilhagem surgem muito cedo, normalmente na fase da adolescência. Mas, à medida que se envelhece, essas perguntas não desaparecem. Muito pelo contrário, intensificam-se. Uma vez que a pele vai mudando ao longo dos anos, também o modo de maquilhar deve ser adequado.

A maquilhagem pode fazer com que nos sintamos ainda mais bonitas e com um aspeto mais cuidado e saudável ou, quando utilizada de forma inadequada ou excessiva, provocar o efeito oposto e fazer-nos parecer mais velhas.

Por volta dos 40 ou 50 anos, aparecem as primeiras rugas de expressão. Assim, as pálpebras tendem a cair, o tom da pele fica opaco, pode dar ao rosto uma aparência cansada e, portanto, envelhecida.

Assim, se está à procura de novas técnicas para disfarçar as rugas que teimam em aparecer ou as manchas de envelhecimento que começam a dar nas vistas, então siga as dicas que se seguem.

Corretores

Ao escolher um corretor deve optar por uma textura fluida e um tom mais claro que a pele.

Para aplicá-lo sem envelhecer, use apenas na metade interna das olheiras – do centro da pálpebra inferior ao canal lacrimal – para cobrir a parte mais escura.

Bases

O recomendado é aplicar com uma esponja e a escolha deve recair sob uma base luminosa com princípios ativos antienvelhecimento de meio tom mais claro que o do rosto e que tenha um tom levemente rosado, pois dá um efeito fresco à tez.

Iluminadores

É uma ótima opção, desde que não seja glitter ou metálicos. Assim, deve optar por iluminadores cremosos porque conferem um aspeto natural e aplicar apenas nos pontos mais altos do rosto, onde não há rugas, como a parte superior das maçãs do rosto.

Sombras

Se pensava que o marrom era o melhor aliado das pálpebras depois de 40 anos, engana-se. Tons intensos e escuros devem ser evitados, mas, em vez disso, pode optar por acinzentados, rosa, bege e nudes.

Eyeliner

As rugas não facilitam a aplicação da linha rente ao olho. Mas, para aquelas que não prescindem do eyeliner na maquilhagem, há solução.

Assim, deve levantar o queixo e olhar para baixo para que as pálpebras fiquem semifechadas, posteriormente, faz a linha com um eyeliner líquido de ponta muito fina.

Sobrancelhas

O conselho é usar sempre um lápis de sobrancelha um tom mais claro que a cor natural e preenche-las.

Máscara de pestanas

Existem várias opções de máscaras de pestanas – desde as que proporcionam um comprimento maior ou as que dão uma maior definição -. A partir dos 40 anos, deve optar por uma máscara de pestanas que curve o pelo, para que as pestanas fiquem bem enroladas.

Pós translúcidos

Essencialmente, deve optar por usar pós translúcidos que não secam e que têm um efeito luminoso.

A forma correta de o usar seria aplicar apenas sobre a parte superior do cano do nariz, o centro da testa e o queixo, apenas o suficiente para controlar o brilho sem marcar linhas de expressão.