Veludo, transparências, lurex e mais três tendências da moda de Milão

FASHION-ITALY-WOMEN-ALEXANDRA MOURA
Apresentação da coleção da portuguesa Alexandra Moura [Fotografia: MIGUEL MEDINA / AFP]

Começou com a esperança de um regresso a uma normalidade e acabou envolta em silêncio devido à invasão da Rússia sobre a Ucrânia e à guerra na Europa. A Semana da Moda de Milão fez-se de propostas e protestos com os criadores a apresentarem as suas coleções para o outono/invermo 2022/2023. Entre eles, a portuguesa Alexandra Moura, cuja coleção está na imagem de abertura desta matéria.

Entre os destaques da Semana da Moda de Milão, veja as tendências que mais se evidenciaram e que podem vir a ditar as regras já na próxima época do frio.

Veludo

O exuberante tecido – rei nas propostas de alta-costura – está de volta às coleções de pronto a vestir. Seja em vestidos de versão curta ou comprida, seja em casacos cintados ou mais masculinos, esta nova aposta estende-se também às calças. Sempre em dose muito colorida quer em pano liso, quer texturado. E se a marca ETRO trabalhou o material de uma forma e aparência mais étnica, Alberta Ferreti puxou o pano dando-lhe nuances brilhantes. Sportmax, Moschino e Blumarine apostaram nos casacos feitos daquele material.

Ombros estruturados

O exagero, a ousadia, a estrutura. Os ombros voltam em força para crescerem bem mais e ainda em soluções mais exploradas do que aquelas que foram usadas nos anos 80 do século passado. A Dolce & Gabbana aplicou cor à estrutura. Versace fez crescer o pano para cima do pescoço, mas também para baixo, aumentando o cumprimento dos casacos. Na Prada, vestidos pretos amplos com ombros generosos eram acentuados com correntes.

Transparência

Em 2021, as passadeiras vermelhas dos eventos que a Covid-19 ‘autorizou’ já se tinham, em certa medida, despido para dar lugar às transparências. Agora, a moda de autor vem dar o aval e consensualizar a tendência. As saias e calças de chiffon de seda da Fendi deixavam pouco para a imaginação. A Missoni recorreu ao lurex subtilmente transparente costurado em vestidos brilhantes e túnicas longas e justas. Bottega Veneta mostrou vestidos translúcidos e brilhantes.

Acolchoados

Fofos e quentes. A elegância a querer coordenar-se com o conforto marca a tendência dos casacos para outono/Inverno 2022/2023. Versace, Philipp Plein, Dolce & Gabbana apostaram nos acolchoados.

Roberto Cavalli para Outono/Inverno 2022/2023
[Fotografia: AFP]
Bottega Veneta mostrou um vestido slim com corte em tecido de ursinho de pelúcia.

Ousadia

Roberto Cavalli já tinha denunciado que os catsuits (vestidos justos de materiais coleantes) estavam a chegar para a primavera, mas agora explorou a ideia e transportou-a para o próximo outono/inverno. Propostas coordenadas com estampas tigresse, longas luvas e tiras de couro entrelaçadas sobre o corpo.

[Fotografia: AFP]
Numa versão ligeiramente mais romântica, mas igualmente ousada, a Etro e Blumarine também olharam para essa possibilidade, mas com outros materiais: malha, por exemplo.