Publicidade Continue a leitura a seguir

Vem aí mais uma onda de bilhetes grátis para o InterRail no outono

Percorra a galeria e veja o que deve colocar na mala do finalista do secundário que se prepara, nesta Páscoa, para uma festa de arromba. Há itens que não merecem discussão, há outros que há muito já deviam ter sido debatidos. Em todo o caso e como diz a sabedoria popular, mais vale prevenir do que remediar [Fotografias: Shutterstock]
O primeiro passo e caso o aluno tenha menos de 18 anos, é necessária a autorização para sair do país. Um reconhecimento de assinatura por parte dos pais, no notário. Em casos mais complexos, consulte os detalhes aqui.
Cartão com dinheiro recarregado e algumas notas e moedas no bolso. Tenha atenção para que não seja nem de mais, nem de menos. Se tiver um cartão de crédito vale a pena aplicar um limite máximo diário.
É obrigatório confirmar se ninguém se esquece do carregador de telemóvel ou do powerbank. Entretanto, defina as regras de contactos para a família.
Os óculos de sol não podem ficar esquecidos. Afinal, quase todos destinos são de praia.
Protetor solar também faz parte da lista de itens que devem seguir viagem
Chapéu de sol, boné, lenço. O importante é haver uma proteção para o sol
Chinelos para a praia, mas também para a piscina ou até para tomar duche. Obrigatório
Toalhitas para qualquer eventualidade
Toalha de praia
Kits de primeiros socorros: compressas, adesivos e, muito importante, pensos rápidos para eventuais cortes.
Ainda no Kit, não esquecer comprimidos como Ben-U-Ron ou mesmo um anti-inflamatório ligeiro. Para os que têm doenças crónicas, é muito importante não esquecer a medicação regular, um extra para stock. E, já agora, uma conversa franca e séria sobre possíveis interações medicamentosas com álcool ou outras substâncias.
Este é daqueles itens sobre o qual nenhum pai ou mãe gosta de conversas. Se não o fez até agora, errou porque este é daqueles temas que já devia ter tido lugar há muito. Em todo o caso, basta por na mochila e avisar.
Medicamentos para a ressaca. Este é o tema polémico número dois. Nunca é de mais vincar que menores de 18 anos não estão mesmo autorizados a beber. Em todo o caso, é preciso pôr na balança o que se pode prevenir e o que não se pode remediar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

O dia Internacional da Juventude só se assinala no domingo, 12 de agosto, mas o presente chega já hoje. Fonte oficial da Comissão Europeia confirma que está a preparar nova vaga de bilhetes de InterRail para concurso a ser aberto no outono. “Os candidatos devem ter 18 anos no momento em que se candidatam”, revela o mesmo elemento, que especifica: “Ainda não há data definida para segunda ronda de bilhetes, mas irá, porém, acontecer este outono.”

A primeira vaga de bilhetes foi atribuída, recorde-se, este ano em Portugal, segundo quotas estabelecidas e calculadas de acordo com a percentagem da população. Por cá, foram concedidos 321 bilhetes (128 a raparigas, 193 a rapazes), de 15 mil previamente definidos para os 28 países que integram o programa.

Contudo, não foi revelado, até ao momento, quantos já iniciaram a viagem ou ainda esperam para que possam iniciar o InterRail para o qual terão sido escolhidos. Os InterRails, no entanto, já começaram a 9 de julho e têm de ter lugar até 30 de setembro.

O valor médio dos bilhetes ronda os 255 euros, embora possa haver exceções em casos em que os vencedores sejam oriundos de regiões insulares (não continentais) da Europa. Na galeria acima confira o que deve e não deve por na mala do seu filho, dicas que recuperamos das viagens de finalistas e que acontecem mais ou menos na mesma idade.

Houve dez vezes mais portugueses candidatos do que as vagas

Segundo os dados fornecidos pela Comissão Europeia, candidataram-se 3568 jovens portugueses de 18 anos – que nasceram no ano 2000 –, ou seja, dez vezes mais do que as vagas disponíveis. Aliás, Portugal foi o oitavo país que mais candidaturas submeteu ao projeto do DiscoveryEU, sendo precedido pela Alemanha (19 682), pela Espanha (11680, pela Holanda (9883), pela Itália (8769), pela Polónia (6365), pela França (5023) e pelo Reino Unido (3786).

No total, segundo os dados avançados pela entidade, foram 100 480 os rapazes e raparigas de 18 anos que se candidataram a obter um passaporte grátis para conhecer quatro países do ‘velho continente’.

Não avança, contudo, qual o sexo dos que conseguiram os tão aguardados bilhetes, nem revela quantos é que contam passar por Portugal. “Infelizmente, não podemos dizer porque os participantes podem decidir livremente por onde querem viajar (o que não controlamos) em casos em que eles escolhem a opção do passe flexível”, refere fonte oficial da entidade.

Recorde-se que, para que a candidatura fosse validada, seria preciso responder a cinco perguntas sobre a Europa e a uma sexta para desempatar e que inquiria sobre quantas candidaturas existiriam no primeiro concurso.

Imagem de destaque: Shutterstock

Cuidados de higiene íntima e sexual a ter nos festivais de verão

Tudo o que tem de fazer para se manter segura nos festivais de verão