Publicidade Continue a leitura a seguir

Vocalista dos Aerosmith cria abrigo para mulheres mas não se livra de polémica

Publicidade Continue a leitura a seguir

Steven Tyler, vocalista da banda Aerosmith, abriu, na semana passada, um abrigo para jovens mulheres abusadas e marginalizadas, nos arredores da cidade americana de Atlanta, noticiou a CNN.

Janie’s House é o nome da casa que o músico apadrinhou e na qual se envolveu diretamente, ajudando na decoração do espaço e participando em atividades com as mulheres acolhidas. O nome do abrigo é, de resto, inspirado no hit lançado pela banda em 1989, ‘Janie’s Got a Gun’, um tema que fala sobre uma jovem sexualmente abusada pelo pai.

A canção e este projeto recente partem da própria experiência que o músico teve nos anos 80, quando se submeteu a um tratamento de reabilitação do consumo de drogas e conviveu com mulheres vítimas de abusos.

“Quando estava na reabilitação, descobri que a maioria das mulheres que estavam lá tinham sido espancadas, agredidas física, verbal e sexualmente em grande número. Eram sete em dez, ou oito em dez”, recordou à CNN.

Mas é também do passado do passado que pende sobre Steven Tyler uma conhecida e polémica acusação de abuso e violência psicológica a uma namorada menor.

Em 1975, quando tinha 27 anos, o cantor namorou e engravidou uma jovem de 16. Com o consentimento assinado da mãe, Julia Holcomb foi viver com o músico e engravidou. Na sequência de um incêndio no apartamento do casal, a jovem acabou por ser hospitalizada e durante esse período Tyler pressiona-a a abortar, segundo contou a própria num ensaio publicado em 2011, refere o site de música Consequence of Sound.

O músico refuta a acusação na sua autobiografia, argumentando que a decisão de abortar foi tomada pelos dois, mas admite que cederam à pressão da ideia de que serem pais nessa altura, lhes iria arruinar o futuro.

Essa experiência, confessou Tyler no mesmo livro, levou-o a uma espiral destrutiva de abuso de álcool e drogas, que acabou por conduzi-lo, posteriormente, ao centro de reabilitação onde conheceu mulheres como as que hoje são acolhidas no abrigo que apoia.

Desde 2015, quando criou a sua própria fundação de solidariedade social, a Janie’s Fund, que o vocalista dos Aerosmith ajuda, em parceria com a organziação Youth Villages, raparigas em risco.

Imagem de destaque: Steve Marcus/REUTERS