Publicidade Continue a leitura a seguir

We love U Brits ou 14 coisas inglesas que adoramos mesmo

1. A série Downton Abbey é uma das nossas séries preferidas dos últimos anos. As 6 temporadas da série acompanham uma família aristocrática que vive as alterações profundas do princípio do século XX.
2. A Designers Guild foi fundada por Triccia Guild em 1970. A marca de decoração tem dos tecidos mais bonitos da Europa (sorry, britains), vende-se na internet e em algumas lojas portuguesas e nós vamos continuar a decorar com ela.
3. A Habitat entrou em Portugal nos anos 90 e depois saiu. Foi das primeiras lojas a trazer o conceito de design acessível para as massas. A marca acabou por sair mas deixou raízes no País. A Area ainda hoje tem boa parte do stock feito desta marca inglesa.
4. A Jo Malone é uma marca de fragâncias para a casa que nós adoramos!
5. Sim, sabemos que a marca pertence agora ao construtor alemã BMW. Who cares? A Mini nasceu em Inglaterra, continua a ser produzida em terras de sua majestade, e continua a arrasar os nossos corações.
6. Ok. Também nos perdemos por um Rolls Royce.
7. J.K. Rowling foi uma das escritoras que lemos enquanto crescíamos. Alguns de nós já tinham crescido tudo, é certo, quando o primeiro livro de Harry Potter foi lançado em 1997. Mas a saga encheu-nos a imaginação e as medidas. Fotografia REUTERS/Larry Downing
8. E também lemos Agatha Christie, claro. Policiais com heróis improváveis é com ela. Miss Marple continua a encantar-nos na série televisiva com o nome da detetive. Fotografia REUTERS/Stringer
9. Shortbreads à hora do chá, mas também ao pequeno-almoço, ao almoço, à ceia. Este bolinhos de manteiga deliciosos são imprescindíveis nas nossas despensas.
10. Stella McCartney, Stella McCartney, Stella McCartney!
11. A sério? A bandeira inglesa não é castanha, branca e encarnada? Claro que não mas podia. Este padrão tão clássico da Burberry é quase um segundo print representativo das cores do Reino Unido. A marca espalhou o charme inglês por todo o mundo e continua.
12. Vivienne Westwood é absolutamente punk, é irreverente, é incondicionalmente moda. A peças disponíveis em loja mostram o olhar atento da criadora de moda ao momento político. A coleção chama-se Anglomania e alguns vestidos parecem sujos de tinta e noutros lê-se a palavra Caos.
13. McQueen. Alexander McQueen. O designer desaparecido há seis anos tinha uma cabeça genial que continua a ecoar nas criações da marca que nos deixou. Continuaremos a adorar-vos brits! E aos vossos!

Publicidade Continue a leitura a seguir

As relações económicas e comerciais do Reino Unido e Portugal vão mudar, consequência do Brexit. Elegemos para a nossa galeria os imprescindíveis com sotaque very british, as coisas que adoramos feitas em terras de Sua Majestade. É provável que todas elas fiquem mais caras em breve, por causa do previsível aumento das taxas aduaneiras. Enquanto isso não acontece, toca a comprar ou, pelo menos, admirar.


Leia também o artigo Reino Unido: é mesmo Brexit


Podiam ser mais. Faltam os scones, falta Shakespeare, faltam cães como os Pointers e os Beagles, falta a rainha – não conseguimos não gostar dela – falta o 007, faltam os Bentleys e os Beatles, as sufragistas, as feministas, faltam muitas coisas e pessoas a esta lista que fizemos a correr.

We love you, britains, e por mais que não queiram fazer parte da UE, fazem muito parte da Europa para se irem embora assim. Se não houver volta a dar, podem vir todos para cá e trazer estas coisas todas que nós agradecemos.