Zapping. Operadora portuguesa ‘adivinha’ o canal que quer ver a seguir

pexels-jeshootscom-1040159
[Fotografia: Pexels/Jeshootscom]

Em vez da ordem numérica, o futuro da televisão poderá passar pela prioridade à preferência quando faz zapping entre canais. Em vez de ter de marcar os números ou mesmo descer ou subir na tabela um a um, pode estar a caminho uma oferta que, acumulando a experiência do utilizador, apresenta-lhe o canal que costuma escolher a seguir àquele que está a ver.

A operadora NOS anunciou esta quarta-feira, 30 de agosto, que registou uma patente nos Estados Unidos da América (EUA) para um sistema que usa padrões de ‘zapping’ dos utilizadores para melhorar a forma como mudam canais nas boxes, segundo um comunicado.

A solução, desenvolvida pela NOS Inovação, “analisa os padrões de ‘zapping’ [mudança de canal] do utilizador para determinar a probabilidade deste mudar para outros canais”, destacou, indicando que com este conhecimento,”ao fim de um determinado período, faz uma pré-sintonização daquele que, com base no seu padrão habitual, é o ‘próximo canal’ mais provável, o que permite aumentar a rapidez e melhorar a experiência do ‘zapping'”. A operadora frisou que “toda a informação é anonimizada e confidencial”.

Citado na mesma nota, João Ferreira, diretor da NOS Inovação, disse que “este é um exemplo da forma como a ciência de dados, bem como a inteligência artificial, pode ajudar a melhorar a ‘performance’ dos produtos atuais e futuros”.

“Estamos a trabalhar em novas formas de as usarmos para melhorar” ou criar “novos produtos e serviços que vão ao encontro das necessidades dos nossos clientes”, destacou, acrescentando que dentro dessa estratégia, a empresa quer “desenvolver um ecossistema inteligente NOS que seja a referência, não só no mercado nacional, mas também a nível internacional”.

LUSA