Subir

Ana Sofia Martins contra o abandono de animais

Usar a popularidade para dar voz a causas nas quais se acredita. Nem todos os famosos o praticam mas foi o que Ana Sofia Martins fez esta terça-feira, no seu blogue Miss Ana Sofia. A atriz da TVI lançou um apelo emotivo contra o abandono de animais, um gesto que é considerado crime mas que, ainda assim, continua a registar um aumento de casos durante os meses de férias.

“Todos sabemos que no verão uma das estatísticas que aumenta exponencialmente é a do número de animais domésticos abandonados. Uma tristeza, digo, uma vergonha. Uma vergonha para nós, seres humanos, que com tanta evolução e desenvolvimento, continuamos a ter espécimes que nitidamente lhes falta um grande pedaço do coração, ou da consciência, ou de algum tipo de humanidade”, começa por frisar a protagonista da novela ‘A Única Mulher’.

A acompanhar o texto, Ana Sofia Martins partilhou ainda o vídeo da fundação francesa 30 Millions d’Amis, que apela contra o abandono dos animais e que se tornou viral este mês, somando já mais de meio milhão de visualizações no YouTube. “Em França, a fundação 30 Millions d’Amis lançou uma campanha de sensibilização daquelas que deixa o coração apertado e que, espero eu, altere comportamentos. Não abandonem os vossos animais. Ninguém vos obriga a adotar um mas, se o fizerem, façam-no de coração. O teu cão não te abandonaria”, remata a atriz de 29 anos.

A campanha da fundação surgiu depois de se ficar a saber que cerca de 60 mil animais são abandonados em França todos os verões. Em Portugal, dados avançados pela imprensa estimam que cerca de 600 cães e gatos foram vítimas do mesmo crime, por semana, em 2014, um valor que se especula ter descido no ano passado.

Nuno Cardoso