Como escolher o tamanho de soutien perfeito

shutterstock_364885235

Depois do artigo Com que frequência deve lavar um soutien?, confrontado com a questão de que “mais de 90% das portuguesas usam o tamanho errado de soutien”, segundo Raquel Henriques, da loja Dama de Copas, o Delas.pt explica como escolher esta peça de lingerie.

Falta de informação, falta de tempo ou de paciência no processo de escolha, ou nunca ter arriscado noutro modelo e noutro tamanho tirando o que usa sempre, são algumas das razões que levam a que tantas mulheres usem o tamanho errado de soutien. E isto causa desconforto, podendo mesmo a levar a problemas físicos nas costas, ombros e peito, com o passar dos anos.

Como sabe se está a usar o soutien errado?

A banda lateral sobe nas costas;
O peito fica descaído;
Os seios saem das copas, criando o efeito de “dupla mama”;
Os aros não acompanham os seios e ficam afastados do esterno;
Há espaço nas copas entre o soutien e o peito;
As alças apertam demasiado ou caem com os movimentos corporais;

BeFunky Collage4


Veja também o artigo Soutien pode ajudar a detetar cancro da mama em minutos


Tal como os homens nunca tiveram educação sobre como fazer a barba, à maioria das mulheres nunca foi dada a informação correta em relação à escolha do soutien; que em muito difere da escolha de outra peça de roupa. Provavelmente, a sua mãe, que já usava o tamanho errado, aconselhou-a ou as suas amigas aconselharam-na, porque as suas mães, que já usavam tamanhos errados, um dia aconselharam-nas a elas. Uma espécie de sabedoria popular que vai sendo transmitida de geração em geração, sem nunca ninguém ter sido realmente informado.

“Então o que acontece é uma propagação de informação e mitos errados”, esclarece Raquel Henriques, da Dama de Copas.

Acrescentando a isto, segundo o estudo ‘A revelação do soutien’, da Dama de Copas, com base em 28.742 mulheres num total de 52.261 consultas de bra fitting, realizado durante cinco anos até 31 de outubro de 2014, 34% das portuguesas não sabe sequer qual o tamanho de soutien que usa e a maioria sabe que o tamanho que usa não é o que realmente deveria de usar. Contudo, tem havido uma tentativa de educação em relação ao assunto nos últimos anos, porque quem quer andar desconfortável todo o dia? “A mulher portuguesa já compreende a importância do tamanho correto para a saúde e postura e quando realmente conhecem o tamanho certo raramente voltam atrás”, diz Raquel Henriques.

Como escolher o tamanho certo?
Comecemos pelo básico o tamanho do soutien é composto por um número (o tamanho das costas) e por uma letra (o tamanho da copa, ou seja, do seio). Já no processo de escolha tem uma de duas hipóteses: por tentativa/erro, ou através de uma consultora.

A partir daqui, Raquel Henriques explica o que ter em atenção na experimentação da peça: “A banda lateral do soutien deve estar ajustada e na horizontal, de modo a que o possa apertar nos colchetes mais largos para ir ajustando à medida que alarga. Em relação à copa, o aro deve abraçar a base da mama para envolver todo o peito. Assim, não haverá espaço extra na copa ou o efeito de ‘dupla mama’. No caso de peito mais pequeno, também é um desafio pois muitas vezes as copas afastam-se do peito e não favorece. O soutien é uma peça pequena, mas muito complexa. Para além de existirem mais de 100 tamanhos diferentes, existem também muitos estilos de soutien, os tecidos variam, o que dificulta o processo de escolha. O ideal mesmo é ser aconselhada em relação ao tamanho e modelos certo, porque mesmo tirando as medidas, nenhuma tabela de tamanhos pode saber qual o melhor modelo para o peito. O conforto de cada uma, e os modelos que melhor encaixam em cada fisionomia, é algo que só pode ser descoberto através da tentativa e erro, ou com a ajuda de uma consultora”.

Imagem de destaque: Shutterstock

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Sabia que as sabrinas mudaram?