Como fazer dieta e manter a vida social

Como fazer dieta saudável

As dietas radicais podem tornar-nos uns chatos. E o ano novo é o tempo de decisões radicais. Saiba como manter o regime, não abdicando do convívio com os amigos.

 

  • Use truques às refeições

Não vá para refeições a cair de fome, acalme o estômago antes de sair. Uma tigela quentinha antes das petiscadas evita que se atire de cabeça à primeira tentação que aparecer. Evite conversas junto a travessas repletas de doces ou salgados. Não se permita pratos demasiados cheios dos seus favoritos ou de um bocadinho de tudo. Coma devagar e mastigando bem. E não se engane a si próprio: mais vale estabelecer uma dose mínima de abuso, respeitando-a, do que acreditar que vai controlar-se à mesa.

  • Beba com inteligência

Cuidado com o álcool, sobretudo as chamadas bebidas brancas, fonte de calorias vazias, ou seja, destituídas de nutrientes. Não abuse também de néctares, refrigerantes e bebidas quentes típicas desta altura, como chocolates ou cappuccinos. Mesmo nas versões light são pouco ligeiras e contribuem para aumentar a cintura. Atente ainda ao número de cafés, já que há tendência para abusar nesta época de correrias – não só estimulam a libertação de hormonas do stress, como ajudam a intoxicar ainda mais o fígado.

  • Levante-se da mesa

Saia da mesa mais cedo, ponha toda a família, incluindo-se, claro, a tratar das arrumações e organize atividades digestivas, como brincadeiras com os mais novos, jogos familiares ativos ou caminhadas coletivas pela rua. Planeie, com antecedência, um programa divertido e cativante para evitar preguiças. Longe de pratos e travessas há menos hipóteses de abusos e ainda se queimam muitas calorias.

  • Esqueça os radicalismos

Pronto, entregou-se à gula. Respire fundo e acalme-se. Não vale a pena cair em medidas extremas como saltar refeições ou ficar em jejum, passar vários dias a líquidos ou a comer um só alimento famoso pelas propriedades desintoxicantes. O importante é não sobrecarregar ainda mais o organismo com regimes malucos, mas ajudá-lo na limpeza dos excessos. Como? Mantendo-se bem hidratado, através do consumo adequado de água, adotando um plano alimentar simples e equilibrado, bem como algumas regras que vêm já a seguir.

  • Lembre-se do básico

Antes de querer fazer tudo bem, evite fazer tudo mal. Modere o consumo de carnes, laticínios e fontes de gordura saturada, como alimentos processados ou pré-cozinhados. O mesmo é válido para o sal e o café. Limite o açúcar, as bebidas alcoólicas e os refrigerantes. Coma mais vegetais frescos, quando houver, dando relevância às folhas escuras e às crucíferas, em que se incluem couves, brócolos ou nabos. Estes legumes são ricos em fibra e garantem nutrientes fortemente desintoxicantes e depurativos. Use-os em sopas, salteados, ao vapor, escaldados ou crus.

  • Alcalinize-se

Uma dieta menos ácida e mais alcalina ajuda a remover toxinas acumuladas e a reduzir inflamações. Aumentar o consumo de vegetais verdes e frutos ricos em minerais como potássio, magnésio e cálcio é meio caminho andado. Outra estratégia é apostar nos germinados, comidos crus em saladas, nas algas marinhas, adicionadas aos cozinhados ou usadas nas chamadas bebidas verdes, ou em ervas como a de trigo, usada, sobretudo em pó, em sumos e batidos.

  • Recorra às plantas 

Sob a forma de tisanas, a eliminar toxinas e outros excessos acumulados. Dente-de-leão, o funcho, a carqueja, o alecrim, a menta ou a erva-príncipe. O chá verde é também um aliado a considerar na limpeza pós-festas, mas é contraindicado para quem sofre de hipertensão ou tem tendência à tensão alta.

  • Mexa-se

Atividade física não pode faltar a quem quer livrar-se dos abusos, já que ativa os sistemas linfático e circulatório, libertando toxinas e estimulando a agredida imunidade. Se não é fã de ginásios, faça uma caminhada pela manhã ou à hora de almoço, aproveitando a luz solar. O fim de semana também é boa altura para passeios de bicicleta ou corridas na natureza. E saiba que o corpo em desequilíbrio, mais do que modalidades intensas, aprecia sobretudo exercícios suaves. Experimente o ioga, o tai chi ou o chi kung. Estes também fazem bem às emoções contraditórias de início do ano.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Estar sentado mata