“É triste vivermos numa sociedade onde as mulheres não se sentem seguras”

Emma Watson tem 26 anos

Embaixadora da Boa Vontade da ONU desde julho de 2014, Emma Watson tem sido uma das vozes mais ativas no combate à violência contra mulheres. Uma das suas principais preocupações, frisa numa entrevista ao jornal britânico ‘The Independent’, reside no facto de, em pleno século XXI, esse ainda seja um assunto tabu e pouco falado a nível mundial.

“Uma em cada quatro mulheres vai experienciar alguma forma de violência na sua vida. Não é suficientemente falado o quão penetrante isso é. Está a tornar-se norma as mulheres sentirem-se com medo de andar sozinhas, seja à noite ou a qualquer outra altura. Acho que é triste vivermos numa sociedade onde as mulheres não se sentem seguras”, lamenta a atriz, de 26 anos.

No ano passado, a propósito do Dia Internacional da Mulher (8 de março), Watson participou numa sessão de perguntas e respostas sobre as suas experiências enquanto mulher e o significado de feminismo. A conversa de uma hora foi transmitida em direto, por streaming, através do Facebook.

“Feminismo é igualdade: politica, cultural, social e economicamente. É simples. Os homens pensam que é uma palavra para mulheres, mas o que realmente significa é que se acreditas em igualdade, e se defendes a igualdade, então és feminista”, sublinhou, na altura, a porta-voz da campanha HeForShe das Nações Unidas.

“A minha mãe ensinou-me, especialmente nos meus anos de adolescência, que o que eu estava a pensar, a fazer e a dizer era infinitamente mais importante do que a minha aparência física. Mesmo quando o mundo me dizia o contrário”.

A ONU estima que 35% das mulheres em todo o mundo já sofreram de violência sexual ou física ao longo da sua vida. No entanto, alguns relatórios ao nível nacional chegam a apontar resultados na ordem dos 70%.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

A evolução da gravidez de Bar Refaeli