Erin O’Flaherty: a primeira concorrente a Miss América assumidamente ‘gay’

FotorCreated

Depois de vencer o concurso de Miss Missouri, Erin O’Flaherty torna-se, agora, na primeira concorrente assumidamente homossexual no Miss América, o concurso – que é independente do Miss USA – e cuja final se realiza no dia 11 de setembro em Atlantic City, New Jersey.

“É certamente fazer história”, reagiu a empresária de 23 anos à ABC no programa ‘Good Morning America’, referindo-se à sua vitória no Miss Missouri. A organização do concurso, que se celebra há já 95 anos, já confirmou que Erin é, de facto, a primeira a conseguir chegar ao Miss América 2017.

“Sou a primeira Miss Missouri e concorrente a Miss América gay assumida e estou muito entusiasmada com isso. Mas estou principalmente orgulhosa por representar a comunidade LGBT [Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais], que ainda está pouco representada em posições de influência”, acrescentou a jovem.

Erin O’Flaherty, que assumiu a sua homossexualidade aos 18 anos, é dona de uma loja de roupa nos subúrbios de St. Louis, no estado norte-americano do Missouri. Em caso de vitória no Miss América, a empresária ganhará uma bolsa escolar de 50 mil dólares (cerca de 44 mil euros).

Antes da participação de Erin, já duas concorrentes lésbicas (Mollie Thomas, em 2012, e Analouisa Valencia, no ano seguinte) tinham tentado ganhar o concurso nos seus estados, da Califórnia e da Carolina do Sul, respetivamente, de modo a entrarem nas nomeadas para Miss América, mas sem sucesso.

No que toca ao concurso de Miss Universo, uma outra concorrente, Patricia Rodríguez, venceu o concurso nacional no seu país, Espanha, em 2008 e 2013, e conseguiu a segunda posição no certame à escala global nesse último ano. A jovem só assumiu a sua homossexualidade no ano seguinte, ao publicar uma fotografia na sua perfil do Instagram ao lado da namorada, a DJ Vanessa Cortes.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Isabel Neves: “As mulheres ainda têm medo d…