Subir

Esta britânica de 75 anos vai percorrer o Brasil em bicicleta

Traduzido para português o seu apelido significa pequeno, mas o que Margaret Small tem andado a fazer desde que se reformou é tão grande como o mundo. Literalmente.

Esta britânica de 75 anos vai percorrer as estradas do Brasil em bicicleta. A partir de 28 de setembro, e durante cinco dias, Margaret Small vai pedalar 400 quilómetros.

A viagem pelo Brasil em bicicleta é a quarta do género que faz em cinco anos, sempre com o objetivo de angariar fundos para o combate ao cancro. Desde 2012, que a idosa, residente em Carmarthen, País de Gales, faz viagens deste tipo por países, tendo atravessado países como o Quénia, Tanzânia e Cuba. Com elas arrecadou 24 mil libras (cerca de 26 mil euros) para a organização Woman y Cancer, uma instituição que ajuda no combate ao cancro da mama, ds ovários e do colo do útero.

Apesar de nunca ter sofrido de nenhuma dessas doenças, Margaret Small teve várias amigas que lutaram contra esses problemas de saúde, pelo que decidiu dedicar-se a apoiar essas causas, fazendo estes circuitos de ciclismo.

“Muitos amigos perderam a batalha contra o cancro e uma amiga foi diagnosticada com cancro da mama recentemente. A única forma que tenho de ajudar é angariar dinheiro para mais investigação e prestação de cuidados aos doentes com cancro”, disse, citada pelo jornal digital ‘WalesOnline’.

É isso que a move na viagem em bicicleta ao Brasil, mesmo com as dificuldades com que se debateu há uns meses. “Sei que o estar em forma ajudou com os meus problemas de saúde, este ano, se não estivesse tão em forma teria tido um enfarte, segundo me disseram”, afirmou.

Margaret Small garante estar preparada para o desafio, que começa em Salvador da Baía e que promete não dar tréguas, seja no tipo de terreno, seja nas altas temperaturas que vai ter de enfrentar.

“Vou fazer 76 anos quando voltar do Brasil e espero fazer pelo menos mais duas viagens de bicicleta como estas. Quero fazer uma que marque os meus 78 anos e outra quando chegar aos 80.”

 

A.T.

 

Imagem de destaque: Página Oficial de Facebook de Margaret Small