Estas mulheres estão a ajudar a mudar África

O antigo ministro das Comunicações do executivo de Nelson Mandela, Jay Naidoo, disse, no início deste ano, que a capacitação das mulheres, aliada a uma aposta na agricultura, permitirá acabar com a fome e a pobreza em África.

“Sabemos que as mulheres, quando têm dinheiro, investem na educação e na saúde dos filhos. Sabemos que investir nas mulheres e na agricultura cria milhões de empregos para o nosso povo em África e resolve a pobreza, além de melhorar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou, na altura, em entrevista à agência Lusa.

As nove mulheres que estão representadas na fotogaleria em cima refletem as palavras de Jay Naidoo, ainda que o seu trabalho se distribua por outras áreas, que não a agricultura.

Na ciência, na tecnologia, nas empresas, nas comunidades rurais, na ONU, mas também fora do continente africano – em Portugal -, aquelas mulheres mostram que o futuro do seu vasto território, bem como a luta pelos direitos humanos e das mulheres, passa significativamente pelo trabalho que têm vindo a desenvolver.

Imagem de destaque:REUTERS/Mike Segar