Este é o pior erro que comete ao usar Wi-Fi grátis

Este é o pior erro que comete ao usar Wi-Fi grátis

Os nossos smartphones, tablets e computadores portáteis estão cheios de informação pessoal que nos expõe e até nos compromete se for roubada. Apesar de toda a gente saber disto, por que razão continuamos a utilizar qualquer rede Wi-Fi pública que não precise de password?

A pensar nos perigos deste comportamento, a empresa de segurança informática Avast Software decidiu fazer uma experiência num local onde muitos de nós estamos desejosos por encontrar uma ligação Wi-Fi grátis: o aeroporto. E neste caso foi o de Barcelona, durante o maior evento de comunicações, o Mobile World Congress. Esta empresa criou várias ligações Wi-Fi com nomes inofensivos como “Starbucks, Airport_Free_Wifi_AENA” e “MWC Free Wi-Fi”. Mesmo sem que os utilizadores soubessem quem controla estas redes, era necessário logar ao Facebook para ativar. Em apenas quatro horas, duas mil pessoa ligaram-se a estas redes (ou foram logadas automaticamente).


Veja também o artigo Parece-lhe estar a ouvir tocar o telemóvel? Saiba porquê quando não toca


A partir daqui, a Avast já podia aceder a todo o tipo de informação contida nos dispositivos móveis destes utilizadores, desde as apps instaladas (52% tinham o Facebook, 61% usavam o Google) até ao tipo de aparelhos que estavam a usar – e em relação à maioria dos dispositivos, a empresa podia ‘roubar’ a identidade dos utilizadores. Naturalmente, não foi o que aconteceu porque esta empresa de software quis fazer apenas uma experiência para comprovar o grau de exposição aos hackers.

A melhor forma de usar uma ligação Wi-Fi é que esta seja sua, se puder gerar um hotspot pessoal. Em alternativa, num local público, certifique-se sempre junto de um funcionário (de um café, por exemplo) se aquela é mesmo a rede de internet que eles disponibilizam gratuitamente. Não confie nas ligações que desconhece a origem, independentemente do nome delas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Quem ganha com a dedução por filho no IRS