Este é o segredo das relações longas

Este é o segredo das relações longas (Shutterstock)

Pense na última vez que disse obrigado à sua cara metade. E agora pense nas coisas boas que lhe proporcionou nos últimos dias. Um estudo diz que as pessoas que são gratas – e não é por dizer um rápido ‘obrigado’, mas também por um processo interno de gratidão – recebem um impulso extra de felicidade.

Mas mais importante: as pessoas que são gratas tendem a sentir-se mais ligadas ao seu companheiro e sentem-se melhor na sua relação.

Um estudo recente realizado pela psicóloga Sara Algoe, na Universidade da Carolina do Norte, em Chapel Hill, revelou que nos dias em que um elemento do casal se sente mais grato pelos gestos gentis do outro, sente, ao mesmo tempo, que a sua relação sai fortalecida.


Leia também o artigo Casais saudáveis discutem, mas só desta maneira


A psicóloga Amie Gordon, da Universidade da Califórnia, em Berkeley, também estudou como a gratidão pode afetar os casais. E descobriu que quanto mais gratidão os casais diziam sentir no primeiro dia em que foram questionados por ela, mais satisfeitos estavam, nove meses depois, por estarem naquela relação. Significa que a gratidão ajuda a manter longas as relações.

Boas vibrações
Não é uma questão de dizer obrigado. O processo de gratidão, psicologicamente, pode ser diferente de expressá-lo. Em vez de dizer obrigado perante um gesto gentil, experimente focar-se naquilo que sentiu perante isso.

“A minha definição de gratidão”, escreveu Amie Gordon num post no blogue Psychology Today, “inclui não apenas apreciar o gesto do seu parceiro, mas apreciar quem vocês são [o casal] enquanto pessoas. Não se sente apenas agradecida porque o seu companheiro deitou o lixo fora – está agradecida porque o seu parceiro é inteligente o suficiente para saber que você detesta ir deitar o lixo fora.”

Os psicólogos acreditam que a gratidão é boa, essencialmente, porque dá o pontapé de saída para uma série de boas vibrações na relação.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Afinal, muito sexo não traz felicidade