Hillary e Ellen: duas mulheres fortes a falar de política

Dificilmente verá duas mulheres tão influentes e poderosas – cada uma à sua maneira – a falar de temas tão fraturantes na sociedade norte-americana como neste caso. Convidada por Ellen DeGeneres para o seu programa (‘The Ellen DeGeneres Show’), Hillary Clinton abordou questões políticas com a anfitriã, tendo sempre em foco as mulheres e os seus direitos.

Num dos clipes divulgados no canal de YouTube do formato emitido pela NBC, Hillary fala de Donald Trump. O polémico candidato republicano à Casa Branca (Clinton corre pelos democratas) já manifestou várias vezes as suas ideias quanto ao universo feminino e aos seus direitos, provocando uma reação de Hillary quando questionada por Ellen.

“Trump tem sido muito depreciativo em relação a todos os tipos de mulheres. Ele chamou-as especificamente pelos nomes, insultando-as. Ele disse que a igualdade salarial não é um problema real. Ele não parece pensar que precisamos de fazer alguma coisa para criar mais postos de trabalho e aumentar os rendimentos e muitas mulheres estão a ajudar a suportar as suas famílias ou até são o seu único suporte”, frisou a mulher de Bill Clinton, ex-presidente dos EUA.

A política de 68 anos admitiu que está “certa que há alguém em algum sítio para quem ele pode ser bom”.

“Mas penso que no geral não há qualquer prova que ele perceba como são as vidas das mulheres hoje”.

Sobre o outro candidato republicano com quem está a disputar uma vaga no sprint final, Bernie Sanders, e de quem leva uma vantagem confortável, Hillary Clinton revelou que espera que a apoie na luta pela ‘Resolute’ – a secretária usada pelos presidentes norte-americanos – na Sala Oval da Casa Branca.

“Eu estive na corrida até ao fim contra o, então, senador [Barack] Obama. E quando acabou, quando estávamos muito mais equilibrados do que eu e o senador Sanders, retirei-me, defendi-o [a Obama] e trabalhei arduamente para o eleger. Acredito que o Bernie fará isso”, disse.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Fátima Lopes: uma mulher de causas. Aqui está ma…