Michelle Obama: 15 coisas que não sabe sobre ela

Michelle Obama não é apenas a primeira-dama mais famosa do planeta. É uma das mulheres mais influentes do mundo (segundo a ‘Forbes’), mãe de duas filhas, Malia e Sasha, filantropa, defensora dos direitos humanos e ícone de moda.

É, acima de tudo, uma mulher de personalidade forte e com histórias para contar. Histórias essas que talvez ainda não conheça. Aqui ficam 15 curiosidades sobre a mulher de Barack Obama.

1. Cresceu com o irmão mais velho, Craig, e os pais num apartamento com um quarto e uma casa de banho. Michelle dormia na sala com o irmão.

2. Sempre foi uma boa atleta, mas acabou por se fartar dos desportos de competição porque, segundo o seu irmão, “odiava perder”.

3. Era uma criança traquina e “teimosa”, que precisava de “umas palmadas de vez em quando”. Quem o diz é a avó, Marian Robinson, na biografia ‘Michelle Obama: A Life’, publicada em 2015. “Tal como a [filha] Sasha, sempre teve as suas próprias opiniões e não hesitava em dizê-las. Mas a Michelle e o Craig eram bons miúdos”, recordou.

4. Michelle Obama, Hillary Clinton e Laura Bush são as três únicas primeiras-damas com um diploma de mestrado. Formou-se em sociologia na Universidade de Princeton, em 1985, e tirou o mestrado em direito na Universidade de Harvard, em 1988.

5. Michelle e Barack conhecerem-se em 1989 numa empresa de advocacia em Chicago, onde ela estava, aos 25 anos, a terminar o seu primeiro ano de trabalho. Nesse verão, tornou-se mentora de um estagiário de 27 anos: o seu futuro marido.

6. A sua primeira impressão de Barack Obama não foi boa: depois de ver uma fotografia do presidente norte-americano no livro de contactos da empresa, achou que ele tinha o nariz grande.

7. Recusou os primeiros convites de Barack Obama para sair, dizendo-lhe que não era adequado, mas acabou por ceder.

8. Foi pedida em casamento num restaurante em Chicago. O anel chegou numa bandeja que trazia a sobremesa. “Foram celebrar o facto de o Barack ter passado no exame da Ordem de advogados de Illinois. Michelle levantou a questão do casamento e começou a dar-lhe um sermão devido à sua falta de compromisso. A sobremesa chegou. No prato de Michelle estava uma caixa com um anel de noivado. Ela ficou sem palavras, em êxtase. O Barack riu-se e disse ‘Isto serve para te calar, certo?'”, contou uma amiga da primeira-dama ao ‘The Telegraph’.

9. Michelle cozinha linguini de camarão para Barack – é o prato preferido do presidente dos EUA.

10. A mãe de Malia e Sasha fez o marido prometer que deixaria de fumar se se tornasse presidente. E ele cumpriu.

11. Com um metro e 80 centímetros de altura, está empatada com Eleanor Roosevelt como a primeira-dama mais alta de sempre.

12. Abdicou de um salário anual de 187 mil euros, como vice-presidente do Hospital da Universidade de Chicago, para ajudar o marido na campanha presidencial de 2008.

13. O seu snack preferido são batatas fritas. “Sempre que estamos em digressão e temos um longo dia, vamos sempre à procura de batatas fritas. Às vezes, levamos um cheeseburguer para acompanhar”, contou à CBS a principal assessora da Casa Branca, Valerie Jarrett.

14. Michelle é fã de sitcoms antigas. Numa passagem pelo talk show de Jay Leno, confessou que ainda costuma ver episódios de ‘The Brady Brunch’ (1969-1974) e ‘The Dick Van Dyke Show’ (1961-1966).

15. Barack Obama chama-lhe “My Rock” (em português, “a minha rocha”, ou seja, “o meu apoio”).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.

SUBSCREVER

Subscreva a newsletter e receba semanalmente todas as noticias de forma confortável

packshot_site

APP DELAS

Aceda por telemóvel, smartphone ou tablet as notícias, informações, num ambiente atrativo e intuitivo, compatível com o seu equipamento.

Appstore Googleplay

Sara Carbonero prepara-se para trocar o desporto p…