Subir

Theresa May convoca eleições antecipadas para 8 de junho

A primeira-ministra britânica, Theresa May, anunciou esta terça-feira, 18 de abril, a realização de eleições legislativas antecipadas para o dia 8 de junho.

A declaração surpresa foi feita perante a sua residência oficial, em Downing Street, Londres, três semanas após o lançamento do processo de saída da União Europeia (‘Brexit‘).


Recorde o impacto da saída na moda


Para validar a realização do escrutínio, a primeira-ministra deverá ainda obter o aval do Parlamento britânico, com uma maioria de dois terços.

Na sua declaração, a primeira-ministra acusou a oposição de “jogos políticos” que minam o país nas negociações do ‘Brexit’ e afirmou que a oposição deve apoiar a sua proposta de convocação de eleições para dar uma opção aos eleitores.

 

“O país está a unir-se em torno desta realidade, mas Westminster não. A divisão pode comprometer a nossa capacidade de sermos bem sucedidos no Brexit”, justificou a governante.

Vincou ainda que “apesar das previsões dos perigos financeiro e económico imediatos, desde o referendo que se tem vindo a manter um nível de confiança dos consumidores alto, um número recorde de empregos e

O líder trabalhista Jeremy Corbyn usou a sua rede social Twitter para congratular May pela decisão.

“Os britânicos vão ter a oportunidade de votar por um governo que porá os interesses da maioria em primeiro lugar”.

O principal opositor do governo vincou que “o partido trabalhista vai oferecer ao país uma verdadeira alternativa a um governo que falhou a reconstruir a economia, que falhou nos níveis de vida e nos custos danosos que aplicou às escolas públicas e ao serviço nacional de saúde (NHS)”.

Imagem de destaque: Toby Melville/Reuters

Lusa