Publicidade Continue a leitura a seguir

10 boas ideias para uma dieta detox

Beba muita água ou, se não gostar, beba chá sem açúcar
Evite ao máximo a utilização de fármacos e a automedicação (mesmo que sejam medicamentos banais como anti-inflamatórios ou analgésicos)
Tente não fumar ou faça-o com a menor frequência que conseguir
Use e abuse de legumes e saladas (a alface é tão pobre nutricionalmente que não conta), temperando – não encharcando – com azeite, uma vez que muitos dos seus compostos benéficos são lipossolúveis
Tentar não beber compulsivamente, evitando consequentes intoxicações alcoólicas
Habitue-se a cozinhar com algumas especiarias e ervas aromáticas
Elimine as gorduras visíveis da carne e todas as zonas carbonizadas em grelhados e nas torradas
Durma o mais próximo das 8 horas por noite que conseguir (pôr o sono em dia ao fim de semana não é suficiente)
Evite alimentos excessivamente processados e com longas listas de ingredientes
Pratique exercício ao ar livre em zonas verdes e com menor poluição do que as áreas urbanas

Publicidade Continue a leitura a seguir

Quando se fala em dieta detox, a maioria das pessoas pensa em alimentação à base de líquidos – sumos e sopas – e que terá de excluir os alimentos de origem animal. Algo que, segundo o nutricionista Pedro Carvalho, está completamente errado.

“Uma alimentação monótona, apenas à base de líquidos e hortofrutícolas é altamente contraproducente a um processo onde as necessidades de vitaminas e minerais estão aumentadas. Alguns nutrientes fundamentais para alimentar as enzimas responsáveis por estas reações de desintoxicação estão presentes em alimentos como a carne, peixe, ovos e frutos gordos, alimentos muitas vezes excluídos de dietas detox”, explica Pedro Carvalho no seu livro ‘Os Mitos que Comemos’.


Leia também o artigo: Sumos e águas detox emagrecem e dão energia


Além de todos estes cuidados com a alimentação praticar exercício físico também é fundamental. Quem faz desporto com frequência acaba por desintoxicar o corpo muito melhor.

Na galeria de imagens acima pode ver 10 boas ideias, dadas por Pedro Carvalho, para colocar em prática na sua dieta detox. Mas atenção: tem de segui-las todos os dias para começar a ver resultados, não só no seu peso como também na prevenção de várias doenças.

“O fígado trabalha continuamente e não entra em fase detox apenas nas segundas-feiras seguintes a um fim de semana mais abusado ou após as férias”, acrescenta o nutricionista.


Ficha técnica do livro:

Título: Os Mitos que Comemos
Autor: Pedro Carvalho
Sinopse: Todos os dias surgem novas dietas, alimentos proibidos ou milagrosos, verdades absolutas sobre o que comemos. É importante saber defender-se das operações de marketing e da falta de rigor de muitos “especialistas”.
Páginas: 200
Editora: Matéria Prima
ISBN: 9789897690549
Preço: 14,50 euros