10 dicas essenciais para fazer do mundo um local melhor

Isabel Thomas é o nome da mulher que escreve livros para crianças e adolescentes, sempre tentando passar uma mensagem de consciencialização e aprendizagem. Numa das suas últimas obras, 50 Ideias Para Te Livrares do Plástico, editado pela Booksmile, a autora fala diretamente para os jovens e incentiva-os a adotar as suas ideias de forma a contribuírem para um mundo melhor.

O nosso planeta está em perigo e precisa da nossa ajuda. Esta é a máxima defendida pela autora que, em pouco mais de 200 páginas, deixa 50 sugestões de como fazer do mundo um local melhor como também elenca dados estatísticos que devem fazer pensar. Entre eles, destaca-se o facto de, todos os anos, 7,6 mil milhões de seres humanos mastigarem a carne de cerca de 65 mil milhões de animais.

[DR]
Se a família deixar de comer carne durante, pelo menos, um dia por semana, tal poderá ajudar mais o planeta do que não usar o carro durante cinco semanas.

Sobre a eliminação do plástico do quotidiano, a autora lança outro dado interessante: cerca de 90% das aves marinhas mundiais têm plástico no estômago.

Abordando as necessidades fisiológicas básicas, Thomas vinca que fazer o primeiro chichi diário no duche pode fazer com que poupe 2500 litros de água anualmente, o suficiente para encher uma banheira de hidromassagem.

Mas estas são apenas algumas das medidas mencionadas pela autora, que admite haver um sem número de ideias fáceis que permitem diferença no bem-estar do planeta.

A miúda de 16 anos que meteu líderes mundiais a pensar sobre o estado do planeta

Se marcas como a Springfield já prometeram acabar com o plástico até 2020, porque não começar a pensar mais além e ver que, se não fizermos nada, o planeta pode mesmo acabar? Este foi o discurso apresentado por Greta Thunberg, a jovem de 16 anos que discursou frente a vários líderes mundiais.

“Eu não quero a vossa esperança. Quero que entrem em pânico”, afirmou a ativista ambiental sueca durante um discurso que juntou várias personalidades de relevo, no Fórum Económico Mundial. “A nossa casa está em chamas ‘, continuou a dizer durante o evento, alertando para a necessidade de arranjar medidas urgentes e assertivas que combatam o aquecimento global descontrolado.

O jornal britânico The Guardian citou o discurso da jovem, onde ficou bem clara a sua posição: “Estamos a menos de 12 anos de não conseguirmos desfazer os nossos erros. Precisamos de fazer mudanças sem precedentes em todos os aspetos da sociedade, como reduzir as emissões de CO2 em, pelo menos, 50%”, defendeu Greta.

Partindo deste discurso recente sobre a temática dos problemas atuais que o nosso planeta enfrenta, percorra a galeria de imagens e veja 10 dicas essenciais para que consiga fazer a diferença e tornar o nosso planeta num lugar melhor e mais ecológico.

Oito soluções para eliminar o plástico das festas de crianças

Viver sem plástico: cinco dicas essenciais para melhorar o planeta