Publicidade Continue a leitura a seguir

10 livros para encantar os mais pequenos no Dia da Criança

Percorra a galeria para ver 10 livros ideais para oferecer no Dia da Criança [Fotografia: Shutterstock]
'Eu, Alfonsina', de Joan Negrescolor (Orfeu Negro): Numa época em que o desporto, tal como outras áreas, estava vedado às mulheres, Alfonsina Strada foi a primeira mulher a participar no Giro d’Italia, em 1924, e tornou-se conhecida como a "A Rainha do Pedal". O premiado ilustrador Joan Negrescolor dedica este álbum às mulheres que, como Alfonsina, nunca se rendem, salienta a editora.
'Ara, a Engenheira das Estrelas', de Komal Singh, com ilustrações de Ipek Konak (ASA): Gestora de programas de engenharia da Google, Komal quis mostrar e explicar à filha o que era ser engenheira, mas o que encontrou foram livros que mostravam que os engenheiros são homens, e as meninas, tendencialmente princesas. Por isso, criou esta personagem, Ara, uma menina de seis anos, que gosta de números com muitos zeros e embarca numa viagem pelos sítios mais inovadores, ao lado da sua andróide, Deedee. É nessa viagem que encontra, por exemplo, quatro mulheres pioneiras da tecnologia, inspiradas em engenheiras reais da Google. A autora vai estar na Feira do Livro de Lisboa, no dia 4 de junho, às 16h.
'Lê lá, Lara!', de Maria Teresa Maia Gonzalez e com ilustrações de Rita Duque (Porto Editora): Brincando com a sonoridade das palavras e com o seu sentido, Lara e as crianças são convidadas à leitura e a deixar-se encantar pela Natureza. Este livro de Maria Teresa Maia Gonzalez é um desafio para os que ainda têm pouco treino de leitura e ao mesmo tempo um exercício divertido, para ser praticado em casa e na escola.
'O Mundo Incrível das Profissões', de Francisca Cunha Rego (Booksmile): Reparar instalações elétricas, fazer investigação para descobrir a cura de doenças ou dirigir orquestra. Tudo tão diferente, e no entanto, todas estas ativididades podem ser profissões. O futuro está cheio de possibilidades e trabalhos que não têm de ser aborrecidos. Pelo contrário, neste guia estão mais de 250 profissões, das mais comuns às menos conhecidas e até às mais estranhas.
'Os Desastres de Sofia', da Condessa de Ségur (Fábula): Obra recomendada para leitura autónoma, no 3.º ano de escolaridade, este clássico da literatura infantojuvenil que tem conquistado várias gerações de leitores, tem agora uma nova edição com prefácio de Carla Maia de Almeida. O que este livro tem de divertido e enternecedor, segundo a editora, são a liberdade, a ousadia e a bondade de Sofia, uma menina com uma imaginação prodigiosa que a leva a inventar, experimentar e criar constantemente.
'Charlie transforma-se numa Galinha', de Sam Copeland (Nuvem de Letras): Charlie McGuffin tenta, com todas as suas forças, ser optimista. Mas a verdade é que ele tem andado muito preocupado, porque o irmão está no hospital. Há ainda aquele miúdo parvo na escola que insiste em implicar com ele. O pior é que o Charlie acaba de descobrir que sempre que fica muito preocupado, transforma-se num animal. Com a ajuda dos seus amigos, vai ter de encontrar uma solução para este problema - e depressa!
'O Novelo de Emoções', de Elizabete Neves e com ilustrações de Natália Cóias (Porto Editora): Marta é uma menina que não sabe o que se passa com ela, sente algo que não consegue explicar. Mas eis que surge o seu amigo Sukha. Através de um novelo de lã imaginário, com cinco fios de cores diferentes, que correspondem, cada um, a uma emoção primária, ele vai demonstrar que o que ela sente são emoções. Com exemplos do seu dia a dia, Sukha vai ensinar Marta a reconhecer as emoções, que não são boas nem más, mas que nos transmitem sempre uma mensagem.
'Aí Vem o Hércules!', de Stella Tarakson e com ilustração de Nick Roberts (Bertrand Editora): Quando o Tim Baker parte a jarra favorita da mãe, não imagina que esse será o menor dos seus problemas. O herói grego Hércules é libertado e ameaça provocar estragos muito maiores. Ele está só a tentar ajudar, mas é um grande "aselha!" Está na altura de mandar este semideus de volta a casa.
'A Menina Furacão e o Menino Esponja', de Ilan Brenman (Booksmile): Do multipremiado autor de 'Até as princesas dão puns', este livro traz a história de uma menina e de um menino. Bem diferentes entre si. Ela é extrovertida, impulsiva, faladora e otimista. Ele é tímido, cauteloso, observador e perfecionista. E o que acontece quando duas crianças tão diferentes se encontram por acaso? Aprendem uma grande lição para toda a vida: por mais diferentes que sejamos uns dos outros, é ela que nos torna mais ricos.
'O André Semeão não tem um Cavalo', de Marcy Campbell e ilustrações de Corinna Luyken (Fábula): André Semeão diz a quem o quiser ouvir que tem um cavalo, e que este é o mais espetacular e bonito do mundo. Mas a Clara não acredita nele, porque ele vive numa casa pequenina e tem buracos nos sapatos. Como é que podia cuidar do cavalo? Mas, quando lhe chama mentiroso na escola e faz queixa dele à mãe, não recebe o apoio que espera. Recebe uma coisa bem mais importante.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Um estudo recente revela que as famílias portuguesas têm poucos hábitos de leitura. Apenas metade dos pais têm hábitos de leitura em família, o que se deve na maioria dos casos, segundo a mesma análise, à falta de tempo. Por isso, aproveite este Dia da Criança e as horas livres – mesmo que poucas – para ler com os mais novos.

Há um sem fim de opções para todas as faixas etárias, com histórias pedagógicas e divertidas e desenhos de elevar a imaginação e derreter os corações de miúdos e graúdos.

Deixamos-lhe, na galeria, acima, 10 sugestões de livros infantojuvenis se quiser presentear os mais pequenos neste sábado, 1 de junho, Dia Mundial da Criança.

AT

Famílias portuguesas têm poucos hábitos de leitura

25 livros com assinatura feminina a não perder nesta Feira do Livro