Publicidade Continue a leitura a seguir

12 pequenos gestos para começar já a salvar o planeta

Percorra a galeria de imagens para ver os 12 pequenos gestos que pode fazer para salvar o planeta.
Stage set modern house detail
2º pequeno gesto. Torne-se verde: poupe água enquanto escova os dentes e toma banho. Se deixar a torneira a escorrer enquanto lava os dentes e sonha acordado, permitirá que litros de água limpa desapareçam pelo ralo abaixo.
3º pequeno gesto. Verde é o novo preto: rentabilize o seu guarda-roupa. Na Europa e nos EUA, uma pessoa compra em média 16kg de roupa nova por ano - o equivalente a mais de duas máquinas de roupa completas ou 32 toalhas de banho.
4º pequeno gesto. Não polua: pedale, caminhe ou opte por um transporte mais verde. Ir a pé pode ser mais demorado, mas também nos concede a oportunidade de meditar. Não nos damos tempo suficiente, na vida, para pensar.
5º pequeno gesto. O papel não cresce nas árvores: reduza o seu consumo diário de papel. Quando pegar numa folha de papel, para tirar apontamentos, escrever mensagens ou escrever uma lista de afazeres, olhe bem para o que tem na mão antes de começar a escrever.
6º pequeno gesto. Adote uma dieta mais verde: modere o consumo de carne e aposte nas plantas. A produção alimentar tem uma enorme pegada de carbono a nível mundial. Em termos globais, entre 20% e 30% das emissões de gases com efeito de estufa estão associadas à comida e à agricultura.
7º pequeno gesto. Reutilize, lave, repita: reduza o desperdício diário de plástico. Se tivermos uma garrafa sempre connosco, podemos manter-nos hidratados e, ao mesmo tempo, combater uma das maiores fontes de desperdício de plástico - e isso é uma coisa que precisamos mesmo de fazer pelo planeta.
8º pequeno gesto. Seja consciente nas compras: pense bem, antes de comprar em grande. Tudo o que compramos produz um determinado impacto, não só em termos da energia que a sua produção e o seu funcionamento exigem, mas também se pensarmos na floresta de onde proveio ou na terra, na água e nos químicos que foram necessários para ser fabricado.
9º pequeno gesto. O potencial dos vasos: purifique o ar que respira, enchendo a casa e o escritório com plantas. Alguns dos gestos que podemos adotar em casa, como poupar energia e água ou mudar de alimentação, ajudam a nível individual, mas, quando somados aos das outras pessoas, podem representar um contributo muito maior.
10º pequeno gesto. Pegadas ecológicas na areia: reduza a sua pegada nas férias. O avião é um dos transportes que mais poluem e afetam o clima. Talvez esteja na altura de deixarmos de gozar as nossas férias à custa da Terra, trocando o avião por outro meio de transporte - comboio, ferryboat, ou os dois, digamos - ou escolhendo destinos onde possamos ir sem ter de apanhar o avião.
11º pequeno gesto. Compromisso com o futuro: utilize a sua pensão para investir no planeta. Uma parte desse dinheiro está a ser gasto em coisas boas, investido em empresas progressistas que tentam levar a sério a sua responsabilidade para com os recursos - quer estejam a desenvolver tecnologia ou energia limpa, quer estejam só a pisar o planeta de uma forma mais leve do que outras.
12º pequeno gesto. Não dê cabo do planeta: pare de encher tudo de lixo e organize uma ação de limpeza comunitária. Pode aliciar amigos e familiares a irem consigo recolher todo o lixo que encontrarem, enquanto apreciam as vistas, o ar puro e a sensação de não serem os únicos a travar esta luta.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Desde 1961 que a World Wide Fund for Nature (WWF) trabalha nas áreas de conservação, investigação e recuperação ambiental, mas nunca o trabalho desta organização não governamental internacional foi tão necessário e urgente. As alterações climáticas e as suas consequências começam a afetar o mundo de forma grave e, se nada for feito de imediato, dificilmente se conseguirá salvar o planeta.

Há dois anos foi fundada, em Portugal, a Associação Natureza Portugal (ANP), parceira da WWF. A representar a organização internacional em território luso, esta associação está alinhada com o programa de conservação e comunicação da WWF e tem desenvolvido trabalho na área da prática florestal, prática dos oceanos, vida selvagem e alterações climáticas.

Agora, também em conjunto, lançam o livro 12 Pequenos Gestos para Salvar o Nosso Planeta, feito para que as pessoas percebam a importância que os seus comportamentos podem ter para mudar o estado atual do planeta (percorra a galeria de imagens no topo do texto para ficar a conhecer, de forma resumida, estes 12 pequenos gestos).

Um europeu, em média, usa 2,8 planetas para viver. O que o livro pretende fazer é, na parte que cabe às pessoas, apontar 12 gestos simples, que não custam, e que muito vão contribuir para alterar aquilo que é a principal questão: a nossa pressão sobre o planeta, sobre os recursos naturais”, explicou ao Delas.pt Ângela Morgado, diretora da ANP e autora do prefácio desta obra.

Pela adesão dos portugueses às iniciativas da associação, Ângela Morgado considera que as pessoas estão perfeitamente conscientes dos problemas das alterações climáticas e da perda de biodiversidade.

“Percebem que as florestas e os rios estão diferentes, todo o ecossistema está diferente daquilo que tínhamos há uns anos. O que falta ainda fazer por parte das pessoas é comprometerem-se mesmo a mudar porque a nossa sobrevivência depende dessa mudança“, acrescentou a diretora da ANP.

Ficha técnica do livro:

12 Pequenos Gestos para Salvar o Nosso Planeta, da ANP em associação com a WWF. Editora Vogais, 14,99€

Clique aqui e siga-nos no Instagram

Netflix alerta: novo documentário pode ser perturbador para amantes de animais