Publicidade Continue a leitura a seguir

14 ideias para viver mais em família

As fotos de família mais embaraçosas Tire do fundo da gaveta aquelas fotos antigas e desafie o seu filho a encontrar as três mais embaraçosas/divertidas/estranhas. Mas prepare-se para ouvir gargalhadas à conta das suas roupas, corte de cabelo, e para comentários do género “Eras tão nova aqui, mãe!”
Cápsula do tempo Encontre uma simples caixa e dê-a ao seu filho para que a decore e a encha com listas dos seus sonhos e objetivos para os dez anos seguintes. Pode também acrescentar fotos preferidas, recordações da sua vida e algum objeto que considere importante. A caixa terá depois de ser bem selada e escondida por um dos pais, pronta a ser aberta no futuro e a trazer de volta todas as memórias desse dia.
Quem sou eu? Cole um post-it na testa de cada um dos jogadores com o nome de uma pessoa famosa (ou de alguém que todos conheçam), de um objeto ou animal. O jogador não pode ver o seu post-it, nem lhe pode ser revelado, por isso terá de fazer perguntas aos outros jogadores para descobrir quem (ou o que) é. Só são aceites respostas sim/não. Ah, e cuidado com os espelhos!...
Piscina privada Convide o seu filho a tomar banho numa altura do dia totalmente descabida, sem pressa para jantar ou ir para a cama. Aproveite a desculpa do calor e, na falta de uma piscina, deixe que se refresque na banheira! Junte alguns brinquedos e/ou lápis de cera próprios para o banho, e permita que se divirta até se cansar!
Às escuras por uma noite Hoje não há luz! Desligue não só todos os aparelhos eletrónicos, mas também as luzes. Deixe que se acendam apenas lanternas e velas (com cuidado em caso de crianças mais pequenas), pegue num baralho de cartas e em jogos de tabuleiro, ou conte histórias assustadoras. Para compensar a falta de eletricidade (e consequentemente de fogão!), é justo que encomende uma piza que faça as delícias de todos.
Guerras aquáticas Sol, calor, um jardim e pouco mais, é o que basta para pôr o seu filho a mexer, sem deixar que a temperatura seja um problema. Primeiro, equipem-se com fatos de banho. Depois, pegue em pistolas de água, encharque esponjas de cozinha num balde, faça balões de água e espere pelo caos.
Bolhas de sabão gigantes Menos é mais? Não! Experimente aumentar o tamanho das minúsculas bolas de sabão, e vai ver o nível das gargalhadas aumentar também. Coloque numa taça grande um litro de água, 70 ml de detergente para a loiça, 25 ml de glicerina (encontra em farmácias e supermercados) e deixe repousar durante a noite. Para a varinha de bolas, molde um cabide velho de arame num circulo, e já está!
30 dias de fotografias A criança deve criar uma lista de 30 categorias interessantes e originais como inspiração para tirar uma foto por dia, que as ilustre: “A minha coisa favorita”, “Uma paisagem”, “Palavras”, “A estação do ano”, “Comida”... Irá despertar nela a atenção pelo mundo que a rodeia, bem como a sua sensibilidade para a fotografia.
Observação de nuvens Algo tão simples como deitar-se na relva ou na areia da praia com o seu filho e observar as nuvens pode ser tão hipnotizante como relaxante. Pergunte-lhe o que adivinha nas diferentes formas, e peça-lhe para contar uma história através das “personagens” que encontra no céu.
Esquerda-direita Caminhem a partir da porta de casa e sigam uma sequência de esquerda e depois direita. De cada vez que se aproximarem de um cruzamento, à esquerda ou à direita, deverão seguir a direção sugerida ao acaso. Preparem-se para descobrir caminhos nunca antes sonhados!
Jogo da memória Um jogo já antigo, mas que não é esquecido. Um jogador começa por dizer “Eu fui à loja e comprei...”, e acrescenta o nome de algo. Cada jogador irá então acrescentar um objeto da sua escolha, tendo sempre que repetir todos os que foram mencionados anteriormente. O primeiro a esquecer ou a repetir um objeto que já foi dito, fica de fora.
Jogos de lápis e papel Ideais para a mesa do restaurante: Jogo do Galo, Batalha Naval, Stop, e por aí em diante. Só precisa de perder alguns minutos a explicar as regras aos mais pequenos, e a partir daí basta um pedaço de papel e um lápis ou caneta para horas de diversão.
Numa ilha deserta Imagine que é um náufrago e que tem de escolher oito músicas, um livro e um objeto de luxo que tornem a sua vida mais fácil nessa ilha deserta, e pergunte ao seu filho o mesmo. Adapte o discurso se ele não apreciar música: pode escolher brinquedos, comida ou amigos para levar.
30 dias de fotografias A criança deve criar uma lista de 30 categorias interessantes e originais como inspiração para tirar uma foto por dia, que as ilustre: “A minha coisa favorita”, “Uma paisagem”, “Palavras”, “A estação do ano”, “Comida”... Irá despertar nela a atenção pelo mundo que a rodeia, bem como a sua sensibilidade para a fotografia.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Aproveite as férias, o tempo livre e os dias amenos para desfrutar de momentos de qualidade com os seus. Descubra na nossa galeria sugestões de atividades uma forma divertida de ocupar a mente e desenvolver o raciocínio dos seus filhos, sem ter de recorrer a tablets ou consolas de jogos. Ao ar livre, dentro de casa ou em viagem – só precisa mesmo de imaginação, boa disposição e boa companhia!


Leia também Aprenda a chegar ao coração das crianças. Vai ver que não custa nada.


 

Ideias com base no livroComo Desligar o seu Filho’, de Liat Hughes Joshi, Marcador.