Publicidade Continue a leitura a seguir

4 dicas para recuperar a rotina de sono neste regresso às aulas

Percorra a fotogaleria para conhecer as quatro dicas que o podem ajudar neste regresso à escola.
Deixar os aparelhos eletrónicos fora do quarto O hábito de espreitar as redes sociais antes de ir dormir está já tão enraizado nos jovens e pré-adolescentes que não o questionamos. No entanto, os aparelhos eletrónicos não devem ser usados pelo menos duas horas antes de se dormir. Estes atuam como estimulantes, já que a luz azul de alguns aparelhos interfere com a produção de melatonina. Aproveite para fazer uns jogos em família ou passear perto de casa, antes da hora de dormir.
Redefinir uma rotina para dormir Independentemente da idade (criança ou adolescente) é importante que o jovem em questão defina uma rotina antes de ir para a cama. Tomar banho, ler, ouvir podcasts ou música, baicar as luzes são apenas alguns dos hábitos que podem facilitar uma boa noite de sono.
Ajustar horários gradualmente Muitas vezes, é só no primeiro dia de aulas que os mais pequenos começam a ajustar os horários, indo dormir mais cedo porque não descansaram o suficiente na noite anterior. No entanto, este ajuste de horários deve ser intencional e gradual, devendo ser feito com alguma antecedência. Basta ir antecipando as horas de dormir de 15 a 30 minutos por dia, até chegar à hora de deitar pretendida. Segundo a psicóloga, as crianças devem dormir cerca de 10 horas, já os jovens cerca de 8h30.
Alimentação leve e sem cafeína Tal como o uso de tecnologias, também o que comemos pode afetar a qualidade do nosso sono. Por esse motivo, é aconselhado optar por jantares mais leves e dizer não ao açúcar e à cafeína pelo menos três horas antes de dormir. Se não costuma comer sobremesa ao jantar, tenha atenção aos refrigerantes com muito açúcar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Adormecer já de madrugada e acordar quando apetece é uma realidade para muitas crianças e adolescentes durante o período de férias. São praticamente três meses sem horários definidos e rotinas, tanto de alimentação (com horas diferentes para tomar o pequeno-almoço e até jantar), como também de sono. E este último pode ser o mais difícil de contrariar quando recomeça o período letivo.

A psicóloga Teresa Rebelo Pinto admite que o “regresso às aulas e a novos horários para acordar e deitar pode ser muito desafiante para as famílias que voltaram de férias, um período em que as rotinas são bastante diferentes”. “É importante sabermos o que fazer para dormir melhor e quais as consequências de menosprezar o sono”, refere ainda a especialista nessa área.

Os benefícios de dormir bem não são segredo. Este descanso ajuda as crianças e pré-adolescentes a gerirem melhor as suas emoções e a controlar impulsos, melhorando também a sua capacidade de concentração e o desempenho na sala de aula. No entanto, Teresa Rebelo Pinto lembra ainda que o horário de sono deve ser adaptado à idade do estudante. “As crianças até aos 3-5 anos ainda precisam de sestas durante o dia”, devendo dormir cerca de 10h00, enquanto que os jovens precisam de 08h30 de sono, em média.

Percorra a fotogaleria acima para saber como ajudar o seu filho a retomar a rotina de sono.