A diretora de Design da H&M diz que é possível fazer moda sustentável

A coleção de primavera-verão 18 H&M Studio será apresentada, mais uma vez, durante a semana de moda de Paris. O desfile acontece no dia 28 de fevereiro e as propostas que pisarem a passerelle ficam imediatamente disponíveis para venda. O Delas.pt teve acesso a imagens exclusivas da nova coleção (veja a galeria) que se inspira na elegância minimalista e discreta do Japão. Além de termos acesso aos bastidores da marca sueca tivemos ainda o privilégio de falar com Pernilla Wohlfahrt, Diretora de Design da H&M.

Pernilla Wohlfahrt, Diretora de Design da H&M

Qual é o principal desafio de desenhar para o mercado de massas?

Estão sempre a falar do crescimento das exigências do consumidor, mas nós vemos isso como uma oportunidade para comunicar de forma mais direta com os nossos clientes. Por exemplo, nós ouvimos constantemente os nossos clientes e nós recebemos uma grande quantidade de comentários pelas redes sociais. Até o desfile, que antes era um evento apenas para a indústria, é uma excelente oportunidade para interagir com os clientes, sobretudo com o “see now, buy now”. A moda tornou-se verdadeiramente global e democrática, o que é muito entusiasmante, mas a forma como também se tornou mais inclusiva é um passo muito positivo.

Num mundo onde existem tantas marcas e tendências, como é que mantêm a criatividade?

O nosso objetivo é, como sempre foi, fornecer aos clientes em todo o mundo roupa, sapatos e acessórios, que eles adorem genuinamente e que queiram usar constantemente. Peças os consumidores sintam que expressam verdadeiramente o seu estilo e o seu amor pela moda de uma forma simples e fácil. Como o nosso cliente é o nosso principal foco, eu olho para ele em diversos lugares do mundo para conseguir inspiração e criatividade. Também consigo muita inspiração a ler, visitando exposições de arte ou a viajar.

A nova coleção da H&M tem linhas bastante minimalistas. Porque é que o minimalismo é tantas vezes visto como mais sofisticado que os designs mais elaborados?

Eu penso que talvez as linhas simples e um paleta de cores restritas do minimalismos são vistas como sofisticadas porque hoje em dia a simplicidade é desejável. Mas na H&M todas as abordagens ao estilo e ao design são vistas e tratadas como sofisticadas, porque tudo se resume à forma como os clientes vestem as peças para expressar o seu estilo pessoal. Nós trabalhamos muito para garantir que há uma grande quantidade de peças que os nossos clientes vão adorar e vão vestir, peças que se encaixam nas suas próprias ideias de sofisticação.

A H&M aspira ser completamente sustentável em 20130. É diferente desenhar coleções para materiais reciclados, orgânicos, e com tingimentos naturais, do que trabalhar coleções com os materiais que são usados agora?

A resposta curta é que não, não há diferença no design para peças que vão ser desenvolvidas em materiais sustentáveis. Materiais como o algodão orgânico e o poliéster reciclado, por exemplo, comportam-se da mesma forma que os seus homólogos que não são sustentáveis. É sempre possível encontrar peças sustentáveis nas nossas lojas e elas são facilmente identificáveis a partir da sua etiqueta verde.

A H&M teve a maior quebra de vendas dos últimos seis anos. Acha que esta quebra está relacionada com o design? Porquê? Como é que o design pode melhorar as vendas para os próximos anos?

Como qualquer multinacional, as particularidades financeiras são sempre complexas porque têm muitos aspetos que têm de ser levados em consideração. Do ponto de vista do design, o objetivo da H&M Collection é ser sempre contemporânea e pioneira ao mesmo tempo. Temos a nossa própria equipa de design que trata de apresentar aos clientes as tendências mais importantes e os looks chave da estação – peças marcantes para a edição limitada e um complemento para a linha principal. Acredito que enquanto estivermos comprometidos com os nossos clientes e continuarmos a criar peças desejáveis, a Studio Collection continuará a ter força.

Entre nos bastidores da H&M e descubra o que vai chegar às lojas

 

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