Publicidade Continue a leitura a seguir

5 razões que a devem fazer sair de casa mesmo com este frio

Percorra a galeria e conheça os cinco motivos pelos quais deve sair de casa, mesmo com frio [Fotografias: Shutterstock]
Boa disposição: A luz do dia impulsiona a produção de serotonina, o que incrementa a sensação de bem-estar. “Sabemos que os níveis daquela hormona no nosso corpo são mais baixos no inverno. Sair de casa aumenta o espírito positivo e alivia sintomas de depressão”, refere a professora do departamento de Psicologia da Universidade de Pittsburg, Kathryn Roecklein.
Vitamina D: Onde há sol, há vitamina D, muito importante para ajudar o corpo a absorver o cálcio. Ao mesmo tempo, reduz a inflamação e reforça o sistema imunitário. Segundo o médico John Sharp, dez minutos por dia na rua já serão suficientes para fazer - e sentir - a diferença.
Plenitude: Se é para aproveitar, então vá de cabeça limpa. Sem telemóveis ou algo que promova a distração. O importante é aproveitar este momento na sua globalidade, física e mentalmente. Os especialistas garantem que sair à rua nestas condições promove a produção de dopamina, importante para combater a sensação de tristeza.
Memória: “Interagir com a natureza pode ter um efeito semelhante ao da meditação”, afirmou um dos investigadores da Universidade de Michigan que, no âmbito de um estudo (que pode ser lido no original aqui), conclui que as pessoas que caminhavam por entre arvoredos demonstravam uma capacidade de retenção de mais de 20% quando comparadas com as que caminhavam em cenário urbano".
Sistema imunitário: Tal como já tinha sido referido relativamente à vitamina D, a opção de sair de casa dá um bom empurrão ao sistema imunitário. Recarrega-o, dizem os médicos norte-americanos. Como? Baixam os níveis das hormonas de stress e promovem a produção intracelular de proteínas anticancerígenas. Explicam até que as caminhadas ao frio ajudam a libertar as bactérias do pulmões.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sim, está sol, mas o frio lá fora e as baixas temperaturas não convidam a sair. No entanto, lá porque os termómetros nos torturam com temperaturas limite, tal não pode ser sinal de que devemos ficar retidos, presos entre a cama e o sofá.

Pelo contrário! A medicina indica que quer por questões físicas, quer por razões mentais, é mesmo importante sair da “toca” e tomar contacto com o ar fresco.

Em declarações ao canal norte-americano NBC, o médico de clínica geral John Sharp, lembra que apesar de o corpo pedir hibernação, é muito melhor se a decisão for vestir roupas quentes e sair, pelo bem da saúde física e mental. Na galeria acima fique a conhecer cinco benefícios que o frio traz à saúde.

Porém, muita atenção: tem mesmo de sair muito bem agasalhado!

Imagem de destaque: Shutterstock

O que é o que frio faz ao ciclo menstrual?

Kit de hidratação intensa para se proteger do frio