7 sinais de que se sofre de ‘burnout’ de mãe trabalhadora

Trabalhar fora de casa e gerir os horários com a família e os filhos, gerir a angústia de se falhar em algum momento, a constante busca de resposta em torno dos propósitos da vida, a sensação de permanente exaustão são matérias com as quais a psicóloga norte-americana Sheryl Ziegler, se confronta semanalmente cada vez que recebe mães no seu consultório.

Psicóloga Sheryl Ziegler [Fotografia: drsherylziegler.com]

“Tratam-se de gatilhos específicos que indicam burnout (esgotamento) e que podem variar consoante as circunstâncias laborais”, descreve a especialista ao site Working Mother e autora do livro Mommy Burnout: How to Reclaim Your Life and Raise Healthier Children in the Process (Esgotamento Maternal: Como Exigir a sua Vida e Criar Crianças Saudáveis Durante esse processo, em tradução literal).

“Se se trabalha em casa ou fora, ou mesmo se não se trabalha, trata-se de uma decisão que se baseia nas necessidades e valores da família, caso a caso”, afirma a psicóloga. Porém, a mesma especialista alerta para o facto de “trabalhando fora de casa, tal pode criar um conjunto único de fatores de stresse que podem aumentar os sentimentos negativos”.

A culpa surge, neste contexto, como o principal indicador, promovendo a sensação de se viver e de se dividir entre dois mundos: questionando as capacidades como mãe e as habilidades profissionais. Mundos agitados que trazem consigo cansaço, angústia e stress crónico, sendo este responsável pelo burnout.

Na galeria acima, Ziegler enumerou sete sinais de que se está perante aquela condição limite e vinca que, mediante a presença de dois ou mais sintomas ali descritos, então há margem para se estar perante um esgotamento.

Três soluções possíveis para combater este estado de exaustão

Proteger intencionalmente o tempo para si própria”, começa por recomendar a médica, lembrando que é importante “saber dizer não às tarefas que são mesmo dispensáveis”.

Ziegler sugere também que se fomente “a independência nas crianças”, levando-as a cumprir tarefas – de acordo com a idade, claro está – como “levantar o prato da mesa, saber vestir-se ou lavar os dentes”. Entretanto, a psicóloga recomenda ainda que se estabeleça um objetivo plausível e exequível por dia.

Imagem de destaque: Shutterstock

Socorro! Sou mãe, faço listas para tudo, TPCs e sinto-me culpada