Publicidade Continue a leitura a seguir

A intolerância ao glúten mudou a vida a esta mãe

Percorra a galeria de imagens para ver algumas das receitas do livro de Rita Mendes Correia. 1. Pão de aveia e trigo-sarraceno. Ingredientes: 150g de flocos de aveia, 100g de farinha de arroz integral, 80g de farinha de trigo-sarraceno, 50g de fécula de batata, 7g de goma xantana, 5g de fermento em pó, 315ml de água morna, 1 colher de sopa de açúcar mascavado, 12g de fermento fresco, 1,5 colher de chá de sal e 10g de sementes de linhaça moídas. Preparação: pré-aqueça o forno a 200º. Triture os flocos de aveia no processador até obter uma farinha. Numa taça, junte os flocos de aveia moídos, a farinha de arroz integral, a farinha de trigo-sarraceno, a fécula de batata, a goma xantana e o fermento em pó. Numa outra taça, misture a água morna com o açúcar, o fermento fresco e o sal. Mexa e aguarde cerca de 10 minutos. Junte a linhaça ao preparado anterior e aguarde mais uns minutos para que hidrate. Coloque os ingredientes sólidos na taça da batedeira, com a pá colocada, e bata deitando aos poucos os ingredientes líquidos. Tape a mistura com película aderente e aguarde 30 minutos para que duplique de volume. Coloque o preparado numa forma de bolo inglês e leve ao forno durante 40 minutos
2. Bola com sabores mediterrânicos. Ingredientes: 375g de mistura de farinhas sem fermento e sem glúten, 180g de óleo de girassol, 220g de leite, 4 ovos, 2 colheres de sopa de água, 1 colher de chá de fermento, 220g de queijo feta, 70g de tomate seco, oregãos q.b. e queijo mozarela ralado q.b. Preparação: ligue o forno a 200º. Deite a farinha numa tigela, junte o óleo, o leite, os ovos e bata. Depois, adicione água e o fermento e misture bem. No processador, triture o queijo feta com o tomate seco. Incorpore na massa e junte alumas folhas de oregãos. Unte uma forma de bolo inglês com óleo e polvilhe com pão ralado. Deite a massa na forma e, por cima, distribua o queijo mozarela ralado. Leve ao forno durante cerca de 45 minutos
3. Bacalhau com molho verde. Ingredientes: 500g de bacalhau desfiado congelado, 2 cebolas médias, 2 dentes de alho, 2 dl de azeite, 500g de batatas cortadas em quadrados e óleo para fritar as batatas. Para o molho verde: 200g de natas de arroz, 400g de leite de amêndoa, 200g de espinafres, 2 colheres de sopa de mistura de farinha sem fermento e sem glúten, pimenta q.b., coentros q.b. e sal q.b. Preparação: coza o bacalhau em água a ferver durante 15 minutos. Refogue as cebolas cortadas às rodelas finas e os dentes de alho picados no azeite. Quando a cebola começar a ficar translúcida, junte o bacalhau e envolva todos os ingredientes. Reserve. Prepare o molho verde. Leve ao lume as natas de arroz, o leite de amêndoa, a farinha, o sal, a pimenta e os coentros picados. Mexa com uma vara de arames, sem parar, até que engrosse. Junte os espinafres ao molho e deixe ferver mais uns minutos até que os espinafres diminuam. Frite as batatas cortadas em cubos. Junte o bacalhau, o molho verde e as batatas e envolva muito bem. Retifique os temperos. Numa travessa que possa ir ao forno, deite a mistura e leve a gratinar
4. Bolachas de chocolate. Ingredientes: 100g de óleo de girassol, 100g de açúcar mascavado, 100g de chocolate no mínimo com 54% de cacau, 250g de mistura de farinhas com fermento e sem glúten, 10g de cacau em pó, 10g de sementes de linhaça, 20g de água e 2g de sal. Preparação: pré-aqueça o forno a 180º. Ponha as sementes de linhaça a hidratar na água. No processador, triture o chocolate. Junte-lhe as sementes de linhaça hidratadas e o óleo de girassol e triture novamente para envolver bem os ingredientes. Junte agora o açúcar, a farinha, o cacau em pó e o sal. Envolva os ingredientes no processador. Coloque a massa obtida numa tigela e trabalhe-a com as mãos. Corte as bolachas com um cortador próprio e coloque-as num tabuleiro no forno forrado com uma folha de papel vegetal. Leve a cozer durante 10 minutos
5. Bolo bomba de chocolate. Ingredientes: 4 gemas de ovo, 1 ovo inteiro, 225g de manteiga, 340g de chocolate no mínimo com 53% cacau, 280g de açúcar mascavado, 125g de água e raspas de chocolate q.b. Pré-aqueça o forno a 180 graus. Forre o fundo e os lados de uma forma de 23cm de diâmetro com papel vegetal. Bata as gemas e o ovo inteiro com metade do açúcar até obter uma mistura fofa e esbranquiçada. Leve ao lume a água e o restante açúcar até que derreta. Adicione o chocolate e a manteiga. Tire do lume e bata com a vara de arames. Aguarde que o creme de chocolate arrefeça um pouco e, depois, junte-o à mistura de gemas com açúcar. Verta dois terços do preparado na forma e leve ao forno cerca de 40 minutos. Aguarde que o bolo arrefeça. Sem retirar o bolo da forma, cubra com o restante creme. Leve ao frigorífico algumas horas. Desenforme e sirva. Se gostar, polvilhe com raspas de chocolate

Publicidade Continue a leitura a seguir

A vida de Rita Mendes Correia mudou completamente quando descobriu que um dos filhos era intolerante ao glúten. A cozinha transformou-se num verdadeiro laboratório de experiências culinárias e a paixão pela gastronomia veio atrás.

Este efeito colateral fez com que largasse o emprego estável que tinha como economista num banco e fundasse uma empresa de bolos e salgados sem glúten, a Gluoff. O sucesso do negócio levou-a a lançar agora o livro Coma à Vontade, que junta receitas sem glúten.

A forma como lidou com a intolerância ao glúten do filho faz com que a economista seja até muitas vezes procurada por outros pais que são apanhados de surpresa pela doença.

“Já me aconteceu ser a primeira pessoa, fora da família, com quem falam após o diagnóstico. Normalmente, são as mães que fazem as compras e, por isso, é com elas que tenho mais contacto. Nesta fase sentem-se perdidas, é inevitável. As maiores dúvidas relacionam-se com a confeção das refeições, que tipo de farinha utilizar, qual o melhor pão, dicas para fazer bolos e salgados e como gerir a contaminação cruzada na cozinha”, explica ao Delas.pt Rita Mendes Correia.

Entre os conselhos que costuma dar a quem lhe pede ajuda, a fundadora da Gluoff diz para relativizarem, procurarem apoio e explicarem a situação à restante família, amigos e na escola.

“Pensem que os filhos têm restrições alimentares e não uma doença que os impeça de brincar, fazer desporto e socializar. No caso da doença celíaca, que é de facto autoimune, o seu tratamento consiste apenas numa dieta isenta de glúten para o resto da vida. O primeiro passo será a inscrição na Associação Portuguesa de Celíacos (APC)”, aconselha a autora de Coma à Vontade.

Onde encontrar os bolos e salgados sem glúten da Gluoff?

A empresa de Rita Mendes Correia vende produtos alimentares para restaurantes e supermercados, mas também aceita encomendas por mensagem privada no Facebook, email (guluoff.orders@gmail.com) ou telefone (917 301 520). Em Lisboa, Sintra e Cascais, onde tem a fábrica, faz entregas ao domicílio. No entanto, as encomendas também podem ser levantadas diretamente no local de produção.

“Fizemos um esforço para praticar preços idênticos à pastelaria ‘normal’ e com ingredientes da melhor qualidade. Utilizamos, por exemplo, açúcar mascavado biológico e óleos de primeira pressão a frio. O preço dos bolos varia entre os 20 e 24 euros por quilo. Os salgados, isentos de glúten e laticínios, rondam os 1,30 euros por unidade”, acrescenta Rita Mendes Correia.

Ficha técnica do livro:

Coma à Vontade, de Rita Mendes Correia. Matéria-Prima Edições, 16,80 euros