Publicidade Continue a leitura a seguir

Quem é matemática de 98 anos que esteve nos Oscars?

89th Academy Awards - Oscars Awards Show - Hollywood, California, U.S. - 26/02/17 - Taraji P. Henson , Octavia Spencer (R), Janelle Monae (L) and Katherine Johnson (in wheelchair) present for Best Documentary Feature. REUTERS/Lucy Nicholson - RTS10HCF

Publicidade Continue a leitura a seguir

Katherine Johnson, física e cientista da Nasa, subiu ao palco do Teatro Dolby de cadeira de rodas e com um sorriso no rosto. Foi apelidada de “a verdadeira heroína” e esteve acompanhada por Janelle Monae, Taraji P. Hansen e Octavia Spencer, protagonistas do filme ‘Hidden Figures’, que conta a história de uma equipa de mulheres formada exclusivamente por afro-americanas, que ajudaram a agência espacial dos EUA no auge da corrida travada com a Rússia pela conquista do espaço.

“Nós as três tivemos o privilégio de estar num filme sobre Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson, que fizeram brilhantemente a nossa nação chegar até o espaço. Agora, por favor, deem as boas vindas a uma verdadeira heroína e membro da Nasa: Katherine Johnson”, disse Taraji P. Henson, que no filme interpretou Johnson. Vaughan e Jackson foram interpretadas por Octavia Spencer e Janelle Monáe, respetivamente.

Aos 98 anos, Katherine Johnson disse apenas “muito obrigada”, quando toda a audiência se levantou para aplaudir a mulher que durante décadas calculou as trajetórias, os lançamentos e os regressos de voos como os do Projeto Mercury, em 1969, o primeiro tripulado da organização e que testou as condições dos astronautas e do equipamento que foi depous usado nos projetos Gemini e Apollo (este último aquele que levou o Homem à Lua).

Johnson numa imagem dos arquivos da Nasa

Johnson, que no ano passado foi eleita pela britânica BBC uma das cem mulheres mais inspiradoras e influentes do mundo, diz ter sempre mostrado talento para a matemática.

“Eu contava tudo. Contava os passos na rua, os passos até a igreja, o número de pratos que tinha lavado. Tudo o que pudesse ser contado, eu contava”

Aos 19 anos, um ano depois de se ter formado em matemática e língua francesa na Universidade de West Virginia, foi a primeira mulher negra a ser selecionada para integrar um curso de pós-graduação no mesmo instituto de ensino.

A trabalhar na agência espacial dos EUA em 1966

Ingressou no Comité Consultivo Nacional de Aeronáutica, organismo que daria origem à Nasa (National Aeronautics and Space Administration), e em novembro de 2015 fi condecorada pelo então presidente dos EUA Barack Obama com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo exemplo pioneiro de mulheres afro-americanas que contribuíram para a ciência, tecnologia, engenharia e matemática.

Barack Obama condecora a matemática

‘Hidden Figures’ estava nomeado em três categorias – Melhor Filme, Melhor Argumento Adaptado e Melhor Atriz Secundário (Octavia Spencer) -, mas não venceu nenhuma delas.