A mulher que chegou aos 112 anos a tomar um copo de whisky por dia

A mulher mais velha do Reino Unido completou este domingo, 16 de setembro, 112 anos e revelou aquela que parece ser a receita de tal longevidade: um copo de whisky por dia, ao longo de seis décadas.

Grace Jones (não confundir com a artista de 70 anos) tornou-se a mulher mais velha do país depois da morte de Olive Evelyn Boar, em agosto, com 113 anos. Conhecida agora como “Amazing Grace” (“Graça Sublime”, na tradução em português, e nome de um hino anglicano), a nova detentora do título de mulher mais velha no Reino Unido aponta o hábito que mantém há 62 anos de beber, todas as noites, antes de se deitar, uma dose de whisky Famous Grouse.

Nascida a 16 de setembro de 1906, cinco anos depois da morte da Rainha Victoria, Grace Jones viu 26 primeiros-ministros chegarem ao poder e sobreviveu a duas guerras mundiais.

“Comecei a tomar um copo à noite quando fiz 50 anos, por isso tenho-o tomado todas as noites, nos últimos 60 anos, e certamente não faço tenções de parar agora. O meu médico disse ‘continue com o whisky Grace, faz-lhe bem ao coração”, disse, citada pelo jornal Daily Mail.

A antiga proprietária de uma fábrica de chapéus, que tem uma filha com oitenta anos, vai celebrar o aniversário, esta segunda-feira, numa grande festa com a família e amigos.

A filha Deirdre McCarthy, diz que a mãe mantém muitos dos hábitos que teve durante a maior parte da sua vida, mantém-se atenta à realidade – ainda lê um pouco e vê televisão – e é bastante ciosa da sua imagem. “A minha mãe é extraordinária. É muito cuidadosa com a sua aparência e insiste sempre em estar no seu melhor”.

Com mais de uma década vivida após completar o centenário, Grace Jones diz sentir-se “ótima” e “cheia de energia”.

Mulheres representam 88% dos centenários no Japão
Atualmente, a mulher, e pessoa, mais velha do mundo é a japonesa, Kane Tanaka, com 115 anos e 258 dias, de acordo com a associação norte-americana Gerontology Research Group (GRG).

Segundo a Lusa, o número de centenários atingiu neste mês de setembro um máximo histórico no Japão, onde 69.785 pessoas vivem há 100 ou mais anos e uns esmagadores 88,1% são mulheres, anunciou o governo nipónico.

Estima-se que daqui a cinco anos vivam mais de 100 mil centenários naquele país, e daqui a uma década mais de 170 mil. As previsões são do Instituto Nacional de Pesquisa sobre a População.

Na galeria, em cima, veja 12 conselhos para chegar aos 100, segundo o livro ‘O método japonês para viver 100 anos’, da editora Planeta.

 

Palmira Cruz tem 100 anos e treina no ginásio todos os dias

Esta é a primeira mulher com 100 anos na “Vogue”