“A última vez que dançamos juntos”… O adeus de Ruy de Carvalho a Eunice Muñoz

Eunice e Ruy (1)
Eunice e Ruy em 'Viagem ao Princípio' [Fotografia: Divulgação]

“Partiste sem me despedir”. Lamentou o ator Ruy de Carvalho nesta hora em que perde uma amiga e uma longa parceira de palcos quer no teatro, quer na televisão.

O ator de 95 anos fez uma sentida homenagem a Eunice Muñoz, que morreu aos 93 anos, e publicou um vídeo onde surge a dançar com a atriz, ambos no seu terreno eleição: o palco do teatro. “Esta foi a última vez que dançámos juntos. Minha irmã, minha amiga, partiste sem me despedir. Tu serás eterna”, escreveu o ator.

Recentemente, tinha sido anunciado um trabalho documental que juntava estes dois colegas de profissão e amigos de há décadas.

Viagem ao Princípio, com Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho, é um documentário que foi “filmado em palcos históricos como o D. Maria II, o Trindade e o Teatro Romano de Mérida, ou na intimidade de camarins e casas dos próprios.”

[Fotografia: Divulgação]

Uma obra em que é recriada, “mais de meio século depois, uma cena de um espetáculo banido pela censura salazarista e, num palco com milhares de anos, transformam em testamento vivo um poema de Natália Correia”.

Em nome próprio, a atriz tinha sido, em novembro, protagonista de um documentário realizado pelo companheiro da neta, Lídia Muñoz: Eunice ou a uma jovem atriz, no qual era posta a evidência a relação e cumplicidade entre Eunice Muñoz e a neta, Lídia, nos vários planos da vida profissional e pessoal.

Dia de luto nacional

O Governo vai decretar luto nacional no dia do funeral da atriz Eunice Muñoz, anunciou o Ministério da Cultura. “O Governo, em articulação com o Presidente da República, vai decretar luto nacional no dia do funeral de Eunice Muñoz”, afirmou à Lusa fonte do Ministério da Cultura.

O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, destacou esta sexta-feira, 15 de abril, a relação próxima e íntima dos portugueses com a atriz e o “enorme aplauso” que recebeu em vida e que assegurou que será mantido.

“Neste momento devemos-lhe o mesmo aplauso que sempre lhe oferecemos, um aplauso de certa forma eterno”, declarou o ministro à agência Lusa, considerando um “privilégio para Portugal e para os portugueses” ter uma atriz como Eunice Muñoz.

“Tinha um talento quase natural e um dom único para a representação e, por isso mesmo, para nós todos, a vida da Eunice Muñoz confunde-se com os palcos e com o teatro, é uma espécie de relação íntima que todos fomos desenvolvendo com a mulher doce e afável”, disse o governante.

Pedro Adão e Silva destacou também a carreira longa e de enorme proximidade e de intimidade da atriz: “É como se todos a conhecessem e talvez essa seja também uma marca distintiva. Não é só o dom que tinha de facto e o talento como atriz, é também essa proximidade e essa intimidade”.

Eunice Muñoz morreu nesta sexta-feira, no Hospital de Santa Cruz, em Lisboa, segundo o filho da atriz, tendo completado em novembro 80 anos de carreira.

Em abril do ano passado, Eunice Muñoz foi condecorada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Sant’Iago da Espada, cerca de três anos depois de ter recebido a Grã-Cruz da Ordem de Mérito.