Adeus a Natália de Sousa. Uma vida e obra feita de êxitos e esquecimento

Natália de Sousa morte momentos marcantes vida
[Fotografia: Facebook Natália de Sousa]

Natália de Sousa morreu, esta quarta-feira, 13 de janeiro, aos 73 anos. A trágica notícia foi confirmada pelo ator Paulo Vasco à agência noticiosa Lusa. Recorde aqui os momentos mais marcantes da vida da intérprete.

A atriz começou a dar cartas no teatro. Uma das peças em que se destacou foi a Aldeia da Roupa Suja, produzida pelo Vasco Morgado e que esteve em cena no Teatro das Variedades, em Lisboa.

O trabalho nas peças e revistas valeram-lhe o pulo para a televisão, na qual ficou conhecida por integrar o elenco do programa Sabadabadu, transmitido pela RTP1, em 1981. Este projeto tinha como protagonistas Camilo de Oliveira, Ivone Silva, Victor de Sousa e Manuela Queiroz.

No entanto, dois anos volvidos, surgiu o programa da estação pública com o qual conquistou o público: O Tal Canal. No formato liderado pelo humorista Herman José, Natália de Sousa deu vida à coelhinha que acompanhava a personagem de “Tony Silva”.

O impacto foi tão grande que no momento da despedida da atriz, no Instagram, Herman José lembrou a “coelhinha”. “O Tony Silva perdeu a sua coelhinha. Fica a memória de tempos gloriosos, e de aventuras televisivas que ficam para a história. Aplausos!” escreveu.

Após ser uma presença assídua no pequeno ecrã e nos palcos até ao final da década de 90, a atriz foi recebendo menos propostas de trabalho à medida que o tempo passava. Até que, em 2006, recebeu o convite para participar no “reality show” O Circo das Celebridades (TVI).

Na altura, numa entrevista, a atriz revelou que só aceitou entrar no programa da TVI porque precisava do dinheiro e estava “farta de ficar em casa a lavar a loiça”. “Já não era sem tempo alguém lembrar-se que existo”, desabafou.

Contudo, a intérprete não se ficou por aqui e apontou o dedo às entidades que mancharam o seu nome e imagem, fazendo com que fosse impossível arranjar trabalho em Portugal.

Após a última participação em 2018 na série “”Excursões Air Lino” (2018), com Rui Unas, Natália de Sousa foi aos poucos desaparecendo de vez do pequeno ecrã e do olhar do público.