Publicidade Continue a leitura a seguir

Água micelar: poupe tempo e fique bonita

Água micelar de limpeza suave 3 em 1 para pele sensível (400ml), Nivea, preço sob consulta
Água micelar Sensibio H2O AR, para a pele sensível (250ml), Bioderma, €13,90
Água Micelar Facial, Simple, preço sob consulta
Água micelar para pele sensível (200ml), Avène, preço sob consulta
Água Micelar Bifásica (400ml), L'Oréal, preço sob consulta
Água micelar Ultra (400ml), La Roche-Posay, €18,15
Água micelar para pele sensível (400ml), Garnier, preço sob consulta

Publicidade Continue a leitura a seguir

É uma das expressões que, nos últimos tempos, entrou e fixou-se no léxico da beleza. E deve mesmo, afinal, entrar também na rotina diária. A explicação para tal prende-se com os benefícios que a água micelar acarretam. Dotado de uma tecnologia fora do comum, este produto não faz milagres pela nossa pele, mas quase. Não é um gel de lavar o rosto, não é um tónico, nem um líquido de limpeza. O que é, afinal, este aliado ‘mistério’ da beleza?

Composto por pequenas moléculas de óleo de limpeza suspensas em água – as chamadas micelas – este produto “serve para limpar, desmaquilhar e tonificar a pele do rosto” (sim, tudo ao mesmo tempo!), explica a maquilhadora Francisca Bairros ao Delas.pt.

[Imagem: Instagram Francisca Bairros]
Para além de tornar a rotina mais rápida, sendo ideal quem não tem muito tempo para cumprir todos os passos do ritual de beleza diário, a água micelar, adequada a todas as idades, tem ainda outra vantagem: respeita todos os tipos de pele (mas, claro, há que selecionar a que melhor se ajusta às características da sua tez).

Desenvolvida nos anos 90 do século passado, em Paris, França, esta tecnologia foi criada para ajudar os parisienses a evitar a lavagem do rosto com a água da torneira, por ser considerada demasiado ‘agressiva’ para a pele, relata o site de moda e tendências Refinery29.

“São ótimas [águas micelares] como alternativa à limpeza tradicional”, sublinha a dermatologista Julie Russak, citado pela mesma publicação. “Aplique-a [água micelar] num disco de algodão e passe-a sobre a pele e as pálpebras, não é necessário enxaguar”, explica.

Como aplicar?

Este é um produto multifunções que, num só gesto, limpa, desmaquilha, tonifica e ainda acalma a pele. Na hora de recorrer a ele, há que ter atenção a alguns truques. A água micelar “deve ser aplicada nos discos de algodão e depois limpar todo o rosto [com pequenos toques e sem pressionar] “, explica Francisca Bairros. No final da aplicação, não há necessidade de passar o rosto por água. A água micelar deve ser aplicada duas vezes por dia, de preferência, de manhã e à noite, antes de se deitar.

São várias as marcas que integram a água micelar nas suas linhas de cuidados de rosto, como é o caso da Nivea, da Garnier ou da L’Óreal. Porém, a Bioderma foi a primeira marca em Portugal a apostar neste tipo de produto de beleza. A insígnia francesa de cosmética disponibiliza atualmente várias versões de águas micelares: para peles sensíveis e intolerantes, para peles desidratadas e para peles mistas a oleosas.

É de mencionar ainda que, para além da água micelar ‘comum’, existe ainda a bifásica. A diferença entre elas? A primeira, é ideal para limpar a pele, removendo a maquilhagem mais leve, já a segunda, por contar com uma fórmula de duas fases, é indicada para tirar produtos de mais pesados e de forma mais eficaz. Antes de utilizar a água micelar bifásica, “deve agitar o produto, para que as duas fases se misturem”, sublinha a maquilhadora.

Para que possa incluir este produto de beleza na sua rotina diária, deixamos-lhe na galeria de imagens (acima) uma seleção de águas micelares, de várias marcas e para diferentes tipos de peles. Espreite o vídeo explicativo abaixo para ficar a conhecer um pouco melhor como funciona esta tecnologia.

a carregar vídeo

Imagem de destaque: Shutterstock

Unhas: os tons mais ‘in’ desta primavera

Maquilhagem simples e de contraste para realçar negro quase total