Publicidade Continue a leitura a seguir

Anda a responder aos quizzes do Facebook? Não devia…

Percorra a galeria de imagens acima e fique a conhecer dicas para se proteger e navegar pelo Facebook em segurança. [Imagens: Shutterstock]
Evitar sites que peçam informações como o endereço de e-mail ou outras.
Excluir aplicações do Facebook que já não sejam utilizadas (estas normalmente têm acesso aos dados pessoais que colocamos nas redes sociais).
Aumentar a segurança extra definindo alertas para saber quando a conta está a ser utilizada noutro dispositivo.
Informar os amigos da rede caso eles partilhem algo duvidoso.
Evitar sites que obriguem a fazer login através de outras contas.
Manter a localização privada.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Se normalmente anda pelo Facebook, já deve ter reparado (e se calhar até jogado) nos famosos jogos de perguntas. Aqueles quizzes perfeitos para passar o tempo e que prometem dar respostas divertidas. Pois bem, a brincadeira perde a graça quando em perigo fica a nossa privacidade e o bom funcionamento dos aparelhos tecnológicos.

Isso mesmo. De acordo com a NBC News, muitos desses questionários podem ser criados por hackers, com o propósito de piratear informações pessoais ou danificar determinados aparelhos.

Ter acesso a contas pessoais, roubar e fazer uso de identidade alheia, instalar vírus informáticos nos aparelhos tecnológicos através dos quais estamos a aceder ao quiz ou levar à realização de downloads perigosos são alguns dos perigos anunciados.

Normalmente, partilhados pelos amigos que temos na rede, esses questionários surgem no feed e são facilmente considerados seguros. Porém, na verdade, podem ser verdadeiras armadilhas.

Para se proteger de possíveis invasões, existem várias medidas de segurança (conheça-as na galeria acima) que pode colocar em marcha. Conselhos que têm sido dados por especialistas da área de tecnologia, como os de Kurt Knutsson à Fox News, e que vão muito além do simples ato de não clicar em sites duvidosos.

Percorra a galeria de imagens acima e fique a conhecer dicas para se proteger e navegar pelo Facebook em segurança.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

O fim da relação pode ser o fim da privacidade

Proteção de dados: a internet vai ficar mais segura?