Arnica: A planta selvagem que vai ajudá-la no alívio da tensão muscular

iStock-92254092 (1)
[Fotografia: iStock]

Desde que a quarentena terminou, muitas pessoas aproveitaram o bom tempo para sair de casa e praticar desporto ao ar livre, aproveitando para libertar as tensões acumuladas. Embora muitas pessoas tenham feito esforços durante o confinamento para manter o corpo ativo, a verdade é que em casa, na maioria das vezes, não existe espaço suficiente para correr. E isso pode trazer lesões.

Sair à rua para exercitar, caminhar ou andar de bicicleta, depois de alguns meses de baixa atividade, pode representar um risco para os músculos. Sabemos que o aquecimento antes e o alongamento após o exercício físico evitam a exaustão muscular, mas estas duas ações podem ser reforçadas por meio de produtos que contenham arnica.

A arnica é uma planta que está presente nas grandes cadeias de montanhas da Europa. Esta planta é usada desde os tempos antigos como um medicamento natural, atuando como um anti-inflamatório e antirreumático natural, possibilitando o alívio das dores musculares, inchaços e entorses.

Para além disto, a arnica contribui para reduzir manchas negras provocadas por possíveis lesões e inflamações.

Segundo o site espanhol S Moda, especialistas dizem que, para manter uma musculatura saudável, a aplicação de produtos com arnica na sua composição ajuda à circulação sanguínea, tonificando e protegendo os músculos.

Citado pelo mesmo meio de comunicação, o farmacêutico Meritxell Martí diz que “se queremos prevenir lesões, antes de correr, aplicar arnica ajuda a aquecer os músculos”. No entanto, Manuel Rozalén, especialista em reabilitação e terapia alertou que “o uso de arnica não substitui o aquecimento e o alongamento necessários para o desporto”.

Tal como as urtigas podem cuidar das alergias de forma natural, também a arnica, misturada com azeite, ajuda a aliviar entorses. No entanto, hoje é um ingrediente que faz parte das fórmulas de vários produtos anti-inflamatórios.

Os produtos que contêm este ingrediente envolvem os músculos com uma camada de calor que relaxa as articulações e ajuda a prevenir a tensão muscular, além de manter a rigidez sob controlo.