Publicidade Continue a leitura a seguir

Serão estas as melhores receitas para fazer em cada mês do ano?

Percorra a galeria de imagens para ver quais são as melhores receitas para fazer em cada mês. Janeiro: sopa de agrião com ovo cozido. Ingredientes: 1 cabeça de nabo, 1 fatia grande de abóbora, 1 courgette, 1 batata-doce grande, 1 molho de agrião, 2 cebolas grandes, 2 dentes de alho, 1 litro de água, 1 pacote de cebolas caramelizadas, azeite, sal grosso q.b. e 1 ovo. Preparação: descascar, passar por água e cortar em cubos o nabo, abóbora, a courgette e a batata-doce. Colocar numa panela um fio de azeite, juntamente com o alho e a cebola. Juntar a abóbora, a courgette, a batata-doce e o nabo, por esta ordem, e ao mesmo tempo ir envolvendo tudo. No final, deitar a água até tapar os ingredientes e deixar cozinhar durante cerca de 10 minutos depois de ter levantado fervura. Depois de cozinhado, retirar 4 a 5 conchas de sopa do líquido existente; reservar. Bater a sopa num misturador até estar tudo reduzido a um puré. Provar e retificar o sal. Quando estiver em puré, juntar líquido a gosto previamente reservado até obter a textura de sopa que pretende. Acrescentar os agriões e levar ao lume, deixando levantar fervura e mantendo a ferver durante cerca de 10 minutos, até os agriões estarem cozidos. Nesta altura, com ajuda de uma tesoura, cortar os agriões e no final envolver tudo para que fiquem uniformemente espalhados. Juntar um fio de azeite. Cozer o ovo e depois parti-lo de forma miúda. Acompanha com ovo cozido picado e cebola caramelizada a fazerem de topping
Fevereiro: tártaro de salmão com espargos brancos. Ingredientes: 1 lombo de salmão sem espinhas, 100g de espargos brancos, 1 gema de ovo, 6 ramos de cebolinho picado, 6 a 8 alcaparras, 1 colher de sopa de mostarda, sumo de 1 limão e a respetiva raspa e 1 colher de chá de flor de sal. Preparação: cortar o salmão em pequenos cubos e colocar numa marinada de sumo de limão e flor de sal. Numa pequena caçarola, cozer os espargos em água com um fio de azeite, deixando ferver durante cerca de 10/15 minutos. Retirar, partir em pedaços pequenos e deixar arrefecer. Numa terrina, colocar as alcaparras, a raspa do limão e a mostarda, misturar tudo. No final, juntar o salmão em cubos e os espargos previamente cozidos e partidos, misturando tudo com ajuda de uma colher. Empratar com ajuda de uma forma, para criar um formato uniforme, e polvilhar com o cebolinho picado
Março: sal especial à moda do Luís. Ingredientes: 200g de sal grosso marítimo, 2 colheres de sopa de alho seco picado, 2 folhas de louro finamente picadas, 2 colheres de sopa de malagueta picada seca, 2 colheres de sopa de pimentão-doce e sumo de 1 limão. Preparação: juntar tudo num almofariz e, com a ajuda de um pilão, esmagar até ficar uma espécie de pasta de sal. Deixar secar

Publicidade Continue a leitura a seguir

Tal como a maioria das crianças, Luís Saraiva detestava comer peixe cozido e espinafres. Quase todas as suas refeições eram à base de bifes com batatas fritas, até ao dia em que se fartou e decidiu ir para a cozinha com a mãe e a avó experimentar outros alimentos e ver aquilo de que realmente gostava. Além dos bitoques, claro. À medida que foi crescendo, a cozinha tornou-se uma paixão. Esta sexta-feira lança o livro Receitas Mês a Mês onde revela 48 pratos com os sabores mais autênticos que a natureza nos dá ao longo do ano.

“Já cheguei a ter receitas no Facebook semanalmente, à quinta-feira, e os meus amigos deixavam comentários a dizer que eram muito boas, muito fáceis e perguntavam quando é que eu escrevia um livro. Tudo na página pessoal, porque na altura era uma brincadeira. Depois entre amigos às vezes fazemos umas patuscadas e, uma vez, um desses amigos que trabalha numa editora sugeriu-me que escrevesse um livro”, explicou ao Delas.pt Luís Saraiva.

Apesar de fazer todo este sucesso na cozinha, o agora autor não tem qualquer profissão ligada à alimentação. A realidade é bem mais curiosa. Luís Saraiva trabalha no grupo editorial Leya, editora concorrente de A Esfera dos Livros, que acaba de editar a sua obra. “Até é melhor assim porque sou responsável pelas livrarias e ia estar a promover o meu próprio livro. Seria uma coisa um bocadinho estranha”, admitiu o livreiro.

Um livro de receitas diferente de todos os outros

O maior desafio que Luís Saraiva enfrentou quando lhe propuseram que escrevesse um livro de culinária foi encontrar um conceito que se diferenciasse de todos os outros milhares de livros do género que existem no mercado. Por isso, decidiu inspirar-se numa das coisas que mais gosta de fazer: andar pelos mercados e mercearias à procura dos ingredientes mais frescos.

Da ideia nasceu este Receitas Mês a Mês que explica aos leitores quais os melhores alimentos a comprar em cada época do ano para poder fazer pratos imaginativos e mais deliciosos.

“Ajudo a aproveitar os produtos do mês, que tanto do ponto vista nutricional como do ponto de vista económico são os melhores. Se comprar uns morangos em maio tenho uns produtos ótimos, mas se comprar agora vou ter uns produtos de estufa que não são a mesma coisa nem dão o mesmo prazer”, acrescentou o autor.

Na galeria de imagens acima pode ver algumas das melhores receitas para fazer em janeiro, fevereiro e março que pode encontrar no livro de Luís Saraiva.

Ficha técnica do livro:

Receitas Mês a Mês, Luís Saraiva. A Esfera dos Livros, 18,50 euros


Os mais lidos:

1.

2.

3.