As mulheres lembram-se mais facilmente de certos episódios
Agneta Herlitz é uma das investigadoras deste estudo, que recolheu os dados de mais de 617 artigos científicos sobre memória, publicados desde 1973 a 2013, tal como explica a publicação Medical News Today, e que analisou mais de um milhão de participantes.
“Os resultados mostram que existe uma pequena vantagem feminina no que diz respeito à memória episódica, e essa vantagem depende também da quantidade dos próprios materiais que devem ser lembrados”, explica um dos autores, Martin Asperholm, continuando que “as mulheres parecem recordar melhor algumas conversas que tiveram, onde deixaram algum objeto e ainda o que aconteceu exatamente num filme“, continua.
Caras e imagens sensoriais (como é exemplo de cheiros) também são mais o forte das mulheres. Por outro lado, os homens tendem a recordar melhor informação abstrata e informação sobre orientações geográficas.
Os cientistas deste estudo defendem ainda que, uma vez que o tipo de memórias que as mulheres e os homens armazenam é diferente, é também possível que isto influencie a forma como cada sexo vive e olha para a vida.