Publicidade Continue a leitura a seguir

As quase mil e uma funções (estranhas) do óleo de coco

Percorra a galeria de imagens e fique a par de algumas das muitas funcionalidades do óleo de coco. [Imagens: Shutterstock]
Limpar os ouvidos – colocar uma pequena quantidade de óleo de coco no cotonete e esfregar suavemente o ouvido exterior para o limpar, vai tirar a sujidade e acabar com peles que possam existir. Atenção só para não empurrar o cotonete para dentro do canal auditivo.
Gel para sobrancelhas e pestanas – sim, o óleo de coco pode ajudar a domar as sobrancelhas, basta escová-las com uma pequena quantidade para as manter no lugar. Quanto às pestanas, ajuda a mantê-las hidratadas e protegidas, além de ajudar a defini-las.
Iluminador de maçãs do rosto – o óleo de coco pode ainda ajudar a dar um brilho saudável e natural às bochechas. Para isso é só aplicar uma pequena quantidade de óleo nas maçãs do rosto e massajar um pouco até ser absorvido.
Desmaquilhante – com capacidade para decompor outros óleos, o óleo de coco consegue remover a maquilhagem facilmente. E nem é preciso muito: meia colher de sopa deste ingrediente chega para fazer magia e para um resultado mais eficaz é só esfregá-lo nas mãos até derreter por completo. Depois convém retirar o excesso do óleo de coco com a ajuda de um pano humedecido com água morna.
Sérum para cabelo – é só derreter uma pequena quantidade entre os dedos e aplicá-la diretamente nos fios capilares para amaciá-los e combater o cabelo seco.
Combate às pontas espigadas – basta massajar o óleo de coco nas pontas do cabelo e deixar atuar durante a noite para acordar com um cabelo suave e hidratado. Só não esquecer de lavar os fios capilares com champô e condicionador logo de manhã.
Acabar com espigões e cutículas – é o fim das peles em torno das unhas. É só colocar um pouco de óleo de coco em torno da unha, com a ajuda de um algodão ou cotonete (se preferir) e adeus espigões.
Pomada para tatuagens – o óleo de coco resulta muito bem como tratamento pós-tatuagens. Depois de lavada com água limpa e fresca, basta colocar uma camada fina sobre a pele tatuada. Pode-se repetir a aplicação três a quatro vezes ao dia, até sarar.
Tratamento para o herpes labial – assim que surgem os primeiros sinais ou sintomas de que está para vir, é só aplicar diariamente na área afetada e ir repetindo a aplicação ao longo do dia, conforme necessário.
Retirar anéis apertados – dado o poder de lubrificação, o óleo de coco pode salvar-nos na hora de tirar facilmente um anel que está demasiado apertado.
Acabar com a azia – com propriedades anti-inflamatórias, o óleo de coco contribui para acalmar o trato digestivo e o estômago, em particular, reduzindo o ácido estomacal em excesso. Ingerir uma a duas colheres de sopa de óleo de coco é suficiente.
Ovos frescos por mais tempo – basta aplicar uma fina camada de óleo de coco na casca do ovo para que este fique protegido. Funcionando como um escudo, uma espécie de película protetora, o óleo de coco reduz o contacto da casca dos ovos com o ar, mantendo-os frescos durante mais tempo.
Alívio da varicela – passar um pouco de óleo de coco sobre a pele ajuda a acalmar a comichão que se sente. Deve-se ir aplicando conforme e quando necessário.
Proteger os móveis de madeira – com capacidade para proteger e manter a madeira brilhante, o óleo de coco pode ser aplicado nos móveis tal como o conhecido óleo de cedro. Um pano e movimentos circulares chegam para uma boa aplicação e um resultado perfeito.
Desparasitante interno – expulsar parasitas do corpo do seu animal de estimação pode ser bem mais fácil do que pensa: basta dar ao animal de estimação uma colher de óleo de coco todos os dias até os parasitas desaparecerem de vez.
Champô para cães – 60 g de óleo de coco fracionado, 5 gotas de óleo essencial de limão, 250 ml de água e 250 ml de sabão de Castela líquido. Depois é só misturar tudo num frasco com tampa hermética e guardar num local fresco. Deve-se agitar sempre antes de usar.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Visto como uma gordura saudável, o óleo de coco tornou-se um dos ingredientes mais desejados dos últimos tempos e, apesar de já ter sido considerado por alguns investigadores um perigo para a saúde, há quem não o dispense de todo. Até porque a sua versatilidade faz com que seja possível utilizá-lo nos mais diversos contextos, alguns deles mesmo impensáveis.

Não, não é só na cozinha que o óleo de coco pode fazer maravilhas, além dos benefícios que pode trazer para organismo – quando não consumido em excesso -, existem muitas outras situações em que pode dar jeito ter um frasquinho com este ingrediente por perto.

Óleo de Coco, de Laura Agar Wilson, €15,98

Só com a ajuda do livro Óleo de Coco, de Laura Agar Wilson, conseguimos reunir 16 ocasiões em que o óleo de coco pode ser útil e nenhuma delas inclui comida. Estranho? Olhe que não… Se está reticente quando ao perigo que este ingrediente pode trazer ao organismo quando consumido, saiba que na galeria acima encontra outras funcionalidades que não incluem a sua ingestão.

Vai descobrir que o óleo de coco pode ser uma ótima ajuda no alívio à varicela, assim como no combate ao herpes labial e de outras doenças. Pode ainda ajudar na higiene e nos cuidados de beleza, bem como ser uma mais-valia na desparasitação dos animais de estimação e na limpeza da casa – veja a galeria acima para saber como deve ser aplicado o óleo e com que regularidade em cada situação.

A todas estas funcionalidades juntam-se ainda outras que pode encontrar no livro Óleo de Coco, onde também poderá encontrar informações sobre: os diferentes tipos de óleo de coco (virgem, extra virgem, biológico, refinado, cru, entre outros); como deve armazenar este ingrediente em casa e como o preparar adequadamente se o quiser consumir.

Percorra a galeria de imagens acima e fique a par de algumas das muitas funcionalidades do óleo de coco.

[Imagem de destaque: Shutterstock]

Conheça os benefícios milagrosos do óleo de coco