Até fazer uma simples salada tem truques, conheça-os

arte salada chefes saúde alimentação como fazer
[Fotografia: Petr Magera/Unsplash]

Fazer uma salada não é assim tão difícil. Tem razão. No entanto, basta cometer alguns erros básicos para estragar todos os ingredientes ou estragar a refeição.

Cada um faz a salada ao seu gosto, há quem goste de pratos simples de quem capriche e procure algo mais elaborado. O primeiro passo importante é escolher o tipo de alface que prefere.

A mais utilizada é a alface frisada também conhecido como batavia. Pode preferir alface-de-cordeiro ou alface folha de carvalho o que importa é estar fresca. Tendo escolhido a base e os alimentos eis os passos fundamentais segundo os chefes Charlotte Entraigues e Patrice Richard.

Mantenha a salada num local fresco até seis dias. Caso o prato apanhe ar a alface vai oxidar e estragar-se por completo. Deve ser colocada num saco ou numa caixa de plástico.

Lave bem as alfaces. Antes de preparar o prato é preciso lavar bem a batavia, ou qualquer outro tipo de produto, para que não exista terra entre as folhas, nem insetos.

Para secar? Utilize um escorredor. Caso não tenha um não se preocupe recorra a um pano limpo e seco e vá secando a alface com cuidado, para não danificar as folhas.

O tempero. Este deve ser o último momento do seu prato. Antes de ir para a mesa, a salada deve ser temperada a gosto. Se temperar antes de servir, os óleos vão cozer a alface.

Assim que tive temperada é impossível manter a frescura da salada, mesmo num local fresco.