‘Barbie’ em Portugal. Venda de bilhetes supera o milhão de euros em quatro dias

BRITAIN-ENTERTAINMENT-CINEMA-FILM-BARBIE
[Fotografia: JUSTIN TALLIS / AFP]

Entre quinta-feira, 20, e domingo, 23 de julho, o período considerado como fim de semana de estreia, Barbie, a comédia de Greta Gerwig foi exibida em 177 salas e contabilizou, em média, 109 espectadores por sessão.

Em termos de receita bruta de bilheteira, o filme somou 1,1 milhões de euros, uma fasquia que este ano só tinha sido ultrapassada porVelocidade Furiosa X“, de Louis Leterrier, com 1,3 milhões de euros e 213.501 espectadores no mesmo período de estreia.

De acordo com dados do ICA, são poucos os filmes que, nos últimos cinco anos, ultrapassaram a barreira de um milhão de euros no fim de semana de estreia comercial.

Em dezembro de 2022, aconteceu com Avatar: O caminho da água, de James Cameron, com 1,2 milhões de euros e 174.024 bilhetes emitidos, e no final de 2021 com Homem-Aranha: Sem volta a casa, de Jon Watts, com 1,2 milhões de euros e 201.360 espectadores.

As estatísticas de cinema caíram a pique em 2020 por causa da pandemia da covid-19, que obrigou ao encerramento temporário das salas de cinema, pelo que é preciso recuar a 2019 para encontrar um fim de semana de estreia comercial com valores acima de um milhão de euros de bilheteira.

Em 2019, o valor foi atingido em abril com “Vingadores: Endgame”, de Anthony Russo e Joe Russo, com 1,5 milhões de euros e 257.079 espectadores, e em julho com a nova versão de “O Rei Leão”, de Jon Favreau, com 1,3 milhões de euros e 236.010 espectadores.

Segundo a revista Variety, Barbie superou a expectativas de audiência e lucro no fim de semana de estreia, somando globalmente 337 milhões de dólares, ou seja, cerca de 303 milhões de euros.

O filme de Greta Gerwig, protagonizado por Margot Robbie e Ryan Gosling, foi produzido pela Warner e pela Mattel, a empresa que comercializa a boneca Barbie, com um orçamento de 145 milhões de dólares (130 milhões de euros).

Barbie, que o jornal New York Times descreve como “um manifesto feminista embrulhado em papel de pastilha elástica rosa-choque”, representa também um recorde para a própria realizadora, atriz e argumentista norte-americana, autora de filmes como Mulherzinhas (2019) e Lady Bird (2017).

Barbie teve estreia a 20 de julho, na mesma semana em que também se estreou, globalmente, o filme Oppenheimer, de Christopher Nolan, radicalmente distintos entre si, mas que motivou uma campanha de ‘marketing’ de distribuição e exibição intitulada Barbenheimer.

Em Portugal, o filme de Christopher Nolan, que aborda a história do cientista J. Robert Oppenheimer na criação da bomba atómica, foi o segundo mais visto no fim de semana de estreia com 80.939 espectadores e cerca de 579 mil euros de receita de bilheteira.