Bissexual e multicultural: a nova personagem da Disney

a casa da crouja
[Fotografia: DR]

A Disney+ confirmou que vai incluir uma personagem bissexual num dos seus formatos infantis. Em The Owl House (A Casa da Coruja, em tradução literal), a personagem Luz Noceda, tem 14 anos, é uma adolescente de origem dominicana e norte-americana presa no Reino do Demónio e que luta contra as forças do mal ao lado de uma bruxa rebelde e de um pequeno guerreiro.

Esta não é a primeira personagem LGBTQ + da Disney. A Pixar apresentou um protagonista gay numa curta-metragem no Disney+, mas Luz é o primeira a fazê-lo numa série televisiva.

Citada pelo site norte-americano CNN, a criadora da série, Dana Terrace, vincou que, inicialmente, houve “uma certa resistência da Disney”. “Fui muito clara na minha intenção de colocar crianças queer no elenco principal”, referiu num tweet. E prosseguiu: “Alguns líderes da Disney disseram-me que não poderia representar nenhuma forma de relacionamento gay ou bi no canal. Felizmente, a minha teimosia valeu a pena, e agora sou muito apoiada pela atual liderança da Disney.”

Até ao momento, criadora da série diz ter recebido comentários positivos por parte do público, dando conta de que tem inclusivamente recebido agradecimentos por estar a a ela por representar a comunidade LGBTQ+.