Bissexualidade. Cientistas descobrem variantes genéticas associadas

pexels-alleksana-4474752
[Fotografia: Pexels/Alleksana]

Uma equipa de investigadores da Universidade do Michigan, nos Estados Unidos da América, identificou variantes genéticas associadas ao comportamento bissexual humano, que apontam como distintas do comportamento exclusivamente homossexual.

O estudo, publicado esta terça-feira, 2 de janeiro, na revista Science Advances e citado pela agência Efe, baseia-se na análise de dados de 452.557 participantes do sexo masculino no Biobanco do Reino Unido, todos estes de origem europeia.

Os cientistas acreditam que a orientação sexual é influenciada por uma combinação de fatores genéticos e ambientais.

No caso da origem genética, uma vez que o comportamento sexual entre pessoas do mesmo sexo não dá origem a descendência, os biólogos evolucionistas questionam-se há décadas como é que os genes associados à orientação homossexual persistiram no genoma humano.

Tentando responder a essa questão, a análise da Universidade de Michigan identificou genes exclusivamente associados à bissexualidade, além daqueles associados exclusivamente a homossexuais.

Tratam-se de variantes genéticas comuns a pessoas propensas a correr riscos, ou seja, “com tendência a realizar ações à procura de recompensa apesar das consequências negativas que podem acarretar“, sublinharam.

Isto incluiria, no caso das relações sexuais, uma maior tendência à promiscuidade e ao não uso de proteção, razão pela qual o estudo aponta que os homens heterossexuais que carregam as variantes genéticas associadas ao comportamento bissexual têm mais filhos do que a média.

Contudo, os autores reconheceram que a representação demográfica do grupo de estudo é limitada e enfatizaram que a genética provavelmente desempenha apenas um papel menor na determinação da orientação sexual, em comparação com fatores ambientais.

Os investigadores alertaram também que os seus resultados “contribuem predominantemente para a diversidade, riqueza e melhor compreensão da sexualidade humana”. “Não pretendem, de forma alguma, sugerir ou endossar a discriminação baseada no comportamento sexual”, frisaram.