Bordalo II pinta a bandeira da Palestina em escadaria em Lisboa

bordalo II escadaria
[Fotografia: Instagram/Bordalo II]

Bordalo II pintou na bandeira da Palestina numa escadaria de Lisboa e, à medida que as pessoas iam passando, o vermelho ia tingindo o resto das cores e da escadaria, numa alusão ao sangue que se alastra enquanto a vida parece seguir com regularidade. “Tão sujo quanto o que se passa em Gaza”, legendou o artista plástico numa storie da redes social Instagram.

[Fotografia: Instagram/Bordalo II]
Guilty Steps (Passos da Culpa em tradução literal e que dá nome à obra) pretende convocar todas as atenções para o conflito israelo-palestinano e para as milhares de pessoas que estão a morrer na Faixa de Gaza. “Enquanto o mundo assiste”, legenda ainda Bordalo II, autor da obra na sua página de Instagram.

Mais de 1.200 pessoas morreram em Israel, a maioria das quais durante o ataque do Hamas, e cerca de 240 reféns foram levados de Israel para Gaza pelas forças do movimento que governa o enclave.

Mais de 11.000 palestinianos, dois terços dos quais mulheres e menores, foram mortos desde o início da guerra, a 7 de outubro, segundo o Ministério da Saúde de Gaza e 2.700 pessoas estão dadas como desaparecidas.

Na segunda-feira, 13 de novembro, o exército israelita anunciou a morte de mais dois soldados nos combates na Faixa de Gaza, elevando para 46 o número total de soldados mortos no território palestiniano desde o início da guerra contra o Hamas.

Quanto a Bordalo II, recorde-se que em setembro e em véspera de arranque das manifestações pelo direito à habitação para todos, o artista Bordalo II criou uma obra de protesto contra o aumento do preço das casas: quatro tendas pintadas, montadas no Príncipe Real, em Lisboa, numa rua criada para o efeito: A ‘Rua das Angústias’.