Brinquedos sexuais: mulheres em relações usam mais e preferem com o(a) parceiro(a)

Brinquedos sexuais mulheres relações
[Fotografia: Deon Black/Unsplash]

Quem tem o maior número de brinquedos sexuais? Deve ter respondido que eles são populares entre pessoas solteiras. Mas pense novamente: estudos mostram que um segmento da população está à frente de toda a gente quando se fala em propriedade de brinquedos sexuais – entre todas as pessoas, uma mulher num relacionamento tem maior probabilidade de ter brinquedos sexuais.

Um dos mais antigos estudos sobre o tópico aconteceu em 2004 – um tempo em que os brinquedos sexuais não eram tão populares ou discutidos como hoje em dia. Segundo o Chicago’s Berman Center, cerca de 50 por cento de todas as mulheres adultas têm brinquedos sexuais ou admite que já usou estes acessórios no passado. A amostra consiste em 2600 mulheres, entre os 18 e os 60 anos.

De todos os participantes, a grande maioria admitiu usar brinquedos sexuais durante uma relação. A maior parte destas mulheres não encara a utilização destes brinquedos como traição. Entre as mulheres que vivem com um parceiro, 43 por cento referiu que usa brinquedos sexuais regularmente, e apenas 22 por cento das solteiras que participaram nesta amostra disseram que têm e usam “brinquedos” (12 por cento tinham-no admitido no passado).

É interessante notar que a maior parte destas mulheres tem uma posição neutra quando à utilização de acessórios sexuais, quer estejam numa relação ou não. Estes brinquedos sexuais são conotados com uma elevada prestação sexual e tornam o relacionamento menos desconfortante.

Noventa por cento das mulheres num relacionamento disseram que estão abertas ao uso de brinquedos sexuais com os parceiros. Quase dois terços das questionadas responderam que os seus parceiros se dão bem com o uso destes acessórios, como dildos de vidro ou vibradores.

É também curioso que a aceitação social quanto ao uso de brinquedos sexuais aumentou quando se fala em casais. Trinta e sete por cento das mulheres que participaram num recente estudo admitiram usar o vibrador com um parceiro.

Um dos mitos é que as mulheres solteiras usam mais os brinquedos sexuais. Mas pessoas numa relação estão mais próximas de adquirir um acessório do género.

Outra perceção errada é que quem usa brinquedos sexuais tem dificuldades em atingir o orgasmo. Num dois estudos, as mulheres foram questionadas sobre o motivo da compra e apenas 16 por cento responderam que um orgasmo rápido é a motivação principal. Para a grande maioria, os acessórios ajudam a melhorar a relação com o parceiro.
Entretanto, o mercado dos brinquedos sexuais cresceu exponencialmente. Hoje em dia os casais têm muita variedade para explorar as suas fantasias.

Se está numa relação e o sexo perdeu algum do seu encanto, não há como experimentar um ou mais brinquedos sexuais. Não se preocupe, embora o seu parceiro(a) possa parecer relutante no início, certamente embarcará na aventura.