Pedro Abrunhosa lança esta sexta-feira, 30 de novembro, o seu novo disco, intitulado ‘Espiritual’. Para o oitavo álbum da sua carreira, o cantor e compositor reuniu um leque de participações femininas de luxo. À francesa Carla Bruni, à mexicana Lila Downs e à americana Lucinda Williams juntam-se as portuguesas Ana Moura e Elisa Rodrigues.
Em depoimentos que fizeram sobre as suas participações neste disco, as cantoras confessam-se admiradoras do trabalho de Pedro Abrunhosa e falam um pouco das músicas que partilham com o artista portuense.
A música ‘Amor em Tempos de Muro’, cujo vídeo, gravado no México, pode ver em baixo, conta com a participação da mexicana Lila Downs, que, tal como as restantes convidadas estrangeiras interpreta a canção na sua língua materna. Sobre a música, diz “que reflete a realidade muito triste que estamos a viver” atualmente, mas ao mesmo tempo o espaço que o amor ainda vai conquistando.
Já Carla Bruni partilha parte do processo de interpretação de ‘Balada Descendente’, com Pedro Abrunhosa, que se deslocou a Paris para gravar com a cantora e mulher do ex-presidente francês, Nicolas Sarkozy.
“Conheço o seu trabalho e adorei, adorei a canção. Foi ele que escreveu a letra e a música. Veio a Paris e fomos para estúdio, onde ele tocou a canção ao piano”, explica Carla Bruni, acrescentando que adora “a voz do Pedro”.
Para Ana Moura a colaboração com Abrunhosa não é uma novidade. A fadista e o cantor já fizeram vários duetos e nos seus últimos discos, Ana Moura cantou temas escritos por Abrunhosa, como ‘Tens os Olhos de Deus’ (‘Moura’, 2015) e ‘Fado Alado’ (‘Desfado’, 2012). No novo disco de Abrunhosa, Ana Moura participa no tema ‘Dor sem Álibi’.
As restantes participações femininas acontecem em ‘Não Vás Embora Hoje’ (com Elisa Rodrigues) e ‘Se Tens De Partir Não Me Contes – Hold Me’ (com Lucinda Williams)
Produzido por João Bessa e Pedro Abrunhosa, ‘Espiritual’ conta as prestações do cantor brasileiro Ney Matogrosso, assim como do percussionista inglês Karl Van Den Bosche e do guitarrista norte-americano Greg Leisz.
O disco inclui 15 temas e foi escrito, produzido e gravado ao longo dos últimos dois anos.
Quando Ana Moura passou por assistente de Prince – e isso valeu uma foto para a história