Céline Dion “não tem controlo sobre os músculos”, diz irmã da cantora

FILES-FASHION-FRANCE-ENTERTAINMENT-MUSIC-DION
[Fotografia: Lucas BARIOULET / AFP]

Céline Dion tem vindo a lutar contra doença que lhe paralisa os músculos. E se há quase dois anos, em janeiro de 2022, anunciou o cancelamento da tournée devido a doença, tem vindo a ser sucessivamente público o procedimento de tratamentos a que a cantora se tem submetido para superar uma doença que a impede de fazer toda a sua vida, de subir aos palcos e cantar.

A irmã da cantora, Claudette Dion, afirmou esta semana ao site canadiano 7 Jours que a intérprete, de 55 anos, “não tem controle sobre os músculos”. E que, apesar de “trabalhar muito” na recuperação, o regresso aos espetáculos permanece incerto. “Nos nossos sonhos e nos dela, a ideia é voltar aos palcos. Em que estado? Não sei”, afirmou Claudette Dion.

Em novembro deste ano, Céline Dion reapareceu em público em Las Vegas, nos Estados Unidos da América, após ter falado aos fãs, em dezembro de 2022, sobre a sua condição de saúde. Recorde-se que este momento que tornou público surgiu depois de ter anunciado, em agosto deste ano, que se iria recolher no Quebec para recuperar da doença degenerativa neurológica que enfrenta.

Recorde-se que Céline Dion tem vindo a lutar contra o Síndrome de Pessoa Rígida, que impede o uso das cordas vocais, leva a uma rigidez progressiva, principalmente na zona das ancas e extremidades, e provoca espasmos.

Em dezembro do ano passado, a cantora, que cancelou a tournée europeia, explicou, numa mensagem em francês e inglês nas suas redes sociais, que, “infelizmente, esses espasmos afetam todos os aspetos da vida diária”. E detalhou: “Às vezes causam dificuldades quando ando e não me permitem usar minhas cordas vocais para cantar da maneira que estou habituada”