Publicidade Continue a leitura a seguir

Chás: Da ‘Poção do Amor’ a infusões para crianças agitadas e febris

Percorra a galeria e tome nota de algumas receitas que pode encontrar em "Infusões - Chás de ervas para purificar, nutrir e curar"
O "Chá para miúdos agitados e febris" é adequado para maiores de três anos. A nêveda (erva-dos-gatos) e as flores de tília ajudam a baixar a febre enquanto a hortelã e camomila acalmam. Ingredientes? Vai precisar de 1 c. de chá de folhas de nêveda secas, 1 c. de chá de flores de camolila secas, meia colher de chá de flores de tília secas, meia colher de chá de flores de tília secas e hortelã pimenta seca, meia colher de chá de raiz de alcaçuz seca picada e meia colher de chá de mel de Manuka. Coloque todas as ervas num bule aquecido. Aqueça água filtrada numa chaleira quase até ferver e deite 200 ml no bule. Tape e deixe em infusão durante 10 minutos, coando depois para uma chávena. Misture o mel enquanto o chá está quente e deixe arrefecer.
Vai uma "Poção do Amor"? Este chá é perfeito para partilhar com o objeto do seu amor. Para duas chávenas, use: uma colher de chá de flores de hibisco secas, duas colheres de chá de lúcia-lima secas, meia colher de chá de pétalas de rosa secas, meia colher de chá de alecrim seco ou fresco, meia colher de chá de sementes de funcho, uma vagem de cardamomo e uma pétala de rosa para guarnecer. Coloque todas as ervas num bule aquecido,aqueça água filtrada numa chaleira quase até ferver. Deite 400 ml de água quente sobre as ervas no bule e volte a colocar a tampa. Deixe em infusão 7-10 minutos. Coe para duas chávenas.
"Chá para a Melancolia de Inverno" - Uma colher de chá de hipericão seco, uma colher de chá de rooibos seco, uma colher de chá de flores de tília secas, meia colher de chá de alecrim seco, meia colher de chá de raiz de rhodiola seca picada, um quarto de colher de chá de gengibre seco. Coloque todas as ervas num bule aquecido. aqueça água filtrada numa chaleira quase até ferver. deite 300 ml de água quente no bule e volte a tapá-lo. Deixe em infusão cinco a seis minutos, depois coe. Beba duas canecas cheias todas as manhãs.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Ânimo em baixo? Fadiga em excesso? Pele a precisar de um brilho extra? Ou simplesmente em busca de uma bebida quente para partilhar com a cara-metade? Paula Grainger e Karen Sullivan respondem a estes e outros desafios do quotidiano. “Infusões – Chás de Ervas para purificar, nutrir e curar”, reúne mais de 70 receitas que servem como uma luva a estação fria.

Não faltam ingredientes pensados por medida para diferentes cenários, facilmente combináveis em casa. Depois, basta saborear e conferir os resultados. Ao longo de mais de 100 páginas, a herbalista e a nutricionista passam em revista uma série de ervas naquela a que justamente chamaram de “Herbalpédia”. Da raiz de Angélica à salsaparrilha, do trevo-violeta à uva-ursina, não faltam nomes mais ou menos óbvios para conhecer ao pormenor, e para aplicar até obter os devidos resultados na chávena. As autores sinalizam ainda os casos a evitar durante amamentação, gravidez, no caso de tomar certa medicação e ainda as contraindicações associadas a algumas doenças.

“Infusões – Chás de ervas para purificar, nutrir e curar”, uma edição da Vogais com mais de 70 receitas de chás

Nesta edição Vogais encontra sugestões para a “Melancolia do inverno”, para “Um Coração Partido” e para contornar efeitos do stress, restabelecer forças, revigorar o corpo depois do exercício ou dormir melhor.

Este guia não termina sem uma breve viagem para lá do chá. É que há muitas outras aplicações para as ervas, portanto prepare-se para um cacau quente e picante ou um belo leite dourado com curcuma.

Percorra a galeria e tome nota de algumas receitas para por em marcha.

Este chá faz milagres ao seu corpo