Cinco aspetos que a vão ajudar a saber lidar com as emoções

iStock-1135587135 (1)
[Fotografia: iStock]

Sabemos que, muitas vezes, podemo-nos deixar levar pelas emoções e, embora por vezes isso possa correr bem, há outras situações em que nos lamentamos pelas decisões que tomamos. Já lhe aconteceu sentir que não tem controlo naquilo que está a sentir e que por isso faz algo errado?

Ninguém nasce especialista na área da saúde emocional. É algo que se vai aperfeiçoando ao longo da vida. Por essa razão, é importante dedicar tempo para si mesma e reconhecer, estudar e analisar as suas emoções.

Chorar, ficar com raiva ou sentir preguiça não a define necessariamente como deprimida, zangada ou desconectada, respetivamente. As emoções são respostas a várias situações, mas o importante é saber reconhecê-las para lidar com elas.

Sentir faz parte da natureza humana e acredite que é possível ter controlo nos seus sentimentos e na forma como reage a determinadas situações que despertam emoções fortes.

Se quer saber como o pode fazer, dizemos-lhe agora as cinco coisas principais que precisa de saber sobre as suas emoções.

Emoções são passageiras

Já lhe aconteceu, quando alguém a perturba nas suas pausas, fica irritada e reage de uma forma inesperada? É algo normal. As pessoas não sabem o que está a fazer e, de facto, podem encontrá-la num momento não muito adequado, e a resposta não será de acordo com a situação. Mas não se preocupe, isso acontece com todas as pessoas. O importante é não deixar que as emoções comandem as decisões, principalmente se forem emoções intensas como raiva ou tristeza.

Faça uma pausa

Se sentir que não está num estado objetivo para falar sobre algo, pode sempre dizer “posso ver isso mais tarde?”. Use esse tempo para respirar e meditar, e tente analisar as suas emoções. Faz parte do processo saber o que sente e como controlar. Por outro lado, se sentir que a pessoa com quem está a falar é aquela que não está a ver as coisas de maneira objetiva, diga-lhe para fazer uma pausa e retomar a conversa mais tarde.

Seja paciente consigo própria

Se ficou com raiva ou chorou, relaxe e não faça uma tempestade num copo de água. Depois de uma conversa difícil, ou se detetar um comportamento estranho em si mesma, é melhor sentar-se e refletir sobre o que desencadeou essa reação. É um trabalho que envolve muito esforço mental, mas vale a pena.

Pense antes de falar

No calor de uma conversa, gostamos sempre de falar rápido, e isso torna-se pior se for uma discussão, pois antes de ouvir a outra pessoa, procuramos explicar os motivos e de alguma forma “ganhar” a discussão. Mas numa conversa, principalmente se for um assunto delicado, é válido fazer uma pausa para analisar tudo e dizer as coisas que deseja dizer.